Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA

Seguindo a proposta de navegar pelo portfólio da Prussia hoje iremos tratar de uma versão menos comum da IPA, no caso uma Black IPA. É sempre interessante, pensando na construção do portifólio, agregar versões dos seus rótulos de maior giro para agregar o nome e aumentar as opções. No caso da Black IPA ainda temos a abertura de trilha para as cervejas com notas tostadas e torradas.


A I Black IPA

A I Black IPADados Técnicos:

Cerveja: A I Black IPA
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Black IPA
Teor: 6,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, fechada e com espuma clara com formação breve, deixando uma fina camada sobre a cerveja depois de alguns instantes.

Aroma: No aroma as notas cítricas e herbais se destacam, trazendo grapefruit, casca de laranja e leve resinoso. Em segundo plano temos notas mais discretas de tosta e grãos torrados.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de grapefruit, pinho e lima ocupam o primeiro plano, em conjunto com um amargor médio alto pautado por notas herbais e tostadas. O segundo plano é ocupado pelas notas de tosta, cereal e cacau.

Aftertaste: No aftertaste o amargor perde força e as notas resinosas e de pinho ganham mais espaço se equilibrando com a percepção cítrica da cerveja, apresentando um fechamento com frescor cítrico inesperado.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos valer do fato que as características de IPA são bastante destacadas. Minha sugestão é harmonizar com uma peça de entrecôte na brasa, onde as notas mais tostadas farão o papel de contrastar o salgado da carne e garantir os holofotes para a união das notas cítricas com o sabor intenso da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon