O cenário cervejeiro nacional já navega por todos os estilos, apesar de termos a predominância daqueles que são comercialmente mais aceitos por obvio, mas ainda assim encontramos com mais facilidade estilos um pouco mais nichados, como red ale, altbier, tripel e outros. Mas aqueles estilos com notas selvagens presentes nas belgas de fermentação espontânea ainda são raros, principalmente pelo seu público ser ainda mais restrito que outros estilos, por este motivo quando encontramos uma cerveja que trás estas notas selvagens temos que curtir o momento.
MD Saison Balsamo
Dados Técnicos:
Cerveja: MD Saison Balsamo
Cervejaria: Cervejaria Mad Dwarf
Estilo: Farmhouse Ale
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75
Aparência: Líquido em tom dourado intenso, levemente opaco e com espuma branca de ótima formação e persistência.
Aroma: No aroma encontramos frutas amarelas, leve condimento e notas rústicas que remetem a feno aliada a uma percepção herbal e gramínea.
Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas herbais intensas com percepção gramínea e madeira verde, leve toque condimentado que remete a pimenta branca e um toque de notas selvagens que agrega muita personalidade a cerveja que fecha com acidez discreta.
Aftertaste: No aftertaste temos notas selvagens ganhando predominância e com um final seco e limpo trazendo notas herbais e amadeiradas persistentes.
Harmonização: Minha sugestão para esta harmonização é espaguete ao mare onde iremos usar as notas selvagens para destacar o toque salgado dos mariscos e vôngoles e agregar as notas herbais e acidez ao prato.
Prost!
Fabrizio Guzzon