Seguindo roteiro conhecemos Itaipava, que é um distrito do município de Petrópolis. Conhecemos o Castelo Itaipava, uma construção idealizada por um barão da década de 20 e feita aos moldes dos castelos europeus e de fato a arquitetura do local é incrível. Mas no quesito cerveja minha surpresa veio de uma visita a um mercado onde encontrei diversos rótulos da cervejaria Brewpoint, de Petrópolis e que ainda não tinha conhecido. Trago um dos rótulos que mais me chamou a atenção.
Belgian Dark Strong Ale
Dados Técnicos:
Cerveja: Belgian Dark Strong Ale
Cervejaria: Cervejaria Brewpoint
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00
Aparência: Tom castanho escuro e completamente opaca. A espuma se forma em tom bege claro apresentando ótima formação e média duração.
Aroma: As notas de frutas secas, melado de cana e leve alcoólico ocupam o primeiro plano do aroma. Mas ainda temos notas de caramelo, castanhas e uma suave presença de madeira e anis ocupando o segundo plano.
Paladar: Corpo alto e média carbonatação com leve sensação sedosa. No paladar encontramos uma composição complexa de sabores, temos ameixas secas e tâmaras em equilíbrio com açúcar queimado, toffe e caramelo. Já no segundo plano temos um leve amargor de tosta, madeira e um aquecimento alcoólico.
Aftertaste: O aftertaste mantem o leve amargor de tosta e notas de frutas secas e ainda agrega um residual de dulçor que remete a açúcar queimado e um leve toque de alcaçuz.
Harmonização: Para esta harmonização irei propor um dos pratos presentes no restaurante do Castelo Itaipava, o picadinho de carne. As notas de frutas secas, especiarias e tosta irão realçar ainda mais o sabor da carne que é servida em um molho também de sabor intenso.
Prost!
Fabrizio Guzzon