Boa Cerveja-Feira #529… Erdinger Brauhaus Helles

Bebendo a Erdinger Helles comecei a pensar nas cervejas de entrada que fui apresentado quando comecei a beber, as clássicas Weiss e no meu caso a Erdinger. Era muito comum começar com uma cerveja Weiss principalmente por conta da proximidade das pilsen e observando as pessoas em bares e cervejarias hoje em dia eu vejo esta pratica de cervejas de entrada mudou, agora temos uma presença muito mais pujante de APA e Catharina Sour sendo apresentadas como cervejas de entrada e elas tem funcionado tão bem quanto as Weiss do meu tempo. Pensando ainda na dinâmica das micro cervejarias, produzir APA ou Sour é muito mais simples do que uma Weiss.


Erdinger Brauhaus Helles

Erdinger Brauhaus HellesDados Técnicos:

Cerveja: Erdinger Brauhaus Helles
Cervejaria: Erdinger Weissbräu
Estilo
: Helles
Teor: 5,1%
País de origem: Alemanha
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Líquido dourado, completamente cristalino e brilhante. Espuma branca, densa, com bolhas pequenas e uniformes com ótima duração.

Aroma: Aroma com toque de cereais, floral e grãos. Em segundo plano encontramos ainda um toque de mel e biscoitos.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos as mesmas notas florais e de careais presentes no aroma. Em segundo plano temos notas de pão, biscoitos e um leve toque de condimento.

Aftertaste: O aftertaste traz notas delicadas de floral, mel e biscoitos. O final é seco e com toque persistente de casca de pão.

Harmonização: Neste rótulo temos notas delicadas e devemos pensar em um prato com a mesma potência. Minha sugestão é um brie ao forno com tomates confitados acompanhado com torradas, iremos trazer as notas do queijo e o umami do tomate para realçar as notas florais e de cereais.

Prost!

Fabrizio Guzzon