Boa Cerveja-Feira #521… Everterps Kush Mints

Um dos assuntos que sempre me chama a atenção é o uso de adjuntos na cerveja. Sejam os estilos belgas para agregar características sensórias diversas, sejam os adjuntos pouco perceptíveis, mas que podem facilitar ou baratear a produção e agora novos adjuntos que são resultado do uso de um novo produto. Neste caso vamos falar dos terpenos que mesmo sendo estudados desde década de 1860 são uma relativa novidade no universo das cervejas e as contribuições sensoriais continuam a ser descobertas dia após dia.


Everterps Kush Mints

Everterps Kush MintsDados Técnicos:

Cerveja: Everterps Kush Mints
Cervejaria: Everbrew
Estilo
: New England IPA
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja amarela intensa, opaca e com espuma branca de ótima formação e bastante persistente.

Aroma: Notas cítricas que remetem a limão bastante evidentes, acompanhadas por notas de pinho, menta e leve resinoso criando um cenário extremamente refrescante. Em segundo plano temos a presença de malte discreta.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas cítricas de limão são tão evidentes quanto no aroma, logo seguidas pelas notas de menta, poejo e pinho. Um conjunto muito refrescante e com percepção levemente cremosa no paladar.

Aftertaste: No aftertaste as notas de limão e menta se mantem persistentes, estendendo a percepção de frescor por um longo tempo.

Harmonização: A sensação de frescor e as notas de limão são características marcantes desta cerveja. Minha sugestão de harmonização é usarmos um peixe mais forte e gorduroso, como as costelinhas fritas de pacu, desta forma agregamos todas as notas frescas de limão da cerveja ao peixe e ainda podemos usar a graduação alcoólica para contrapor a untuosidade do prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon