Na semana anterior trouxemos a esta coluna uma Imperial NEIPA e hoje trazemos uma Imperial IPA que é indicada pela cervejaria como uma Imperial West Coast IPA, tendo assim duas vertentes modernas das clássicas Imperial IPA. Aqui temos um líquido cristalino, o amargor evidente e limpo e um final seco que é espantoso. Mais do que a qualidade da cerveja me vejo pensando a respeito da gama de sensações que podemos imbuir uma cerveja e como isso, quando bem aplicada, move o mercado para frente.
Marcas da Revolta
Dados Técnicos:
Cerveja: Marcas da Revolta
Cervejaria: Demonho
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25
Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, cristalino e brilhante. Espuma branca de boa formação e persistência.
Aroma: Aroma frutado com notas de grapefruit, abacaxi e leve presente de maracujá. Em segundo plano notas mais resinosas com toque de pinho equilibradas pela presença do malte.
Paladar: Ao bebermos temos corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a um amargor frutado e resinoso intenso, limpo e com notas frutadas de grapefruit. Em segundo plano as notas de pinho e abacaxi seguido pela suave presença do malte equilibrando o cenário.
Aftertaste: No aftertaste temos ainda o amargor como protagonista, mas agora trazendo as notas de grapefruit de maneira mais destacada e deixando o resinoso somente como pano de fundo e finalizando de maneira seca, deixando somente um amargor frutado limpo e persistente.
Harmonização: Vamos nos aproveitar deste amargor frutado e notas resinosas e pinho, dito isso minha sugestão é harmonizarmos com shawarma de carneiro. Vamos deixar as notas de pinho, resinoso e frutado salientar a carne do carneiro e caso ainda se use a pimenta síria temos a potência alcoólica para elevar a ardência e trazer novos ares ao prato.
Prost!
Fabrizio Guzzon