Certa vez José Saramago disse “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. Esta frase se aplica muito bem a esta cerveja da Quatro Graus, pois este rótulo nasce da Black Anthrax lançada em 2021 e vale mencionar que já se tratou de um rótulo muito bem avaliado. Posteriormente parte desta cerveja foi colocada para envelhecer em barris de carvalho que foram usados para whisky e lá ficaram por 13 meses. Eu particularmente mantive a cerveja em guarda por mais um ano e vamos provar após dois anos de sua produção original.
Black Anthrax Batch 2
Dados Técnicos:
Cerveja: Black Anthrax Batch 2
Cervejaria: Quatro Graus
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 14,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310ml
Nota: 4,50
Aparência: Cerveja completamente preta e opaca, com espuma marrom de bolhas bem pequenas, mas extremamente breve.
Aroma: No aroma encontramos notas de café, cacau e castanhas e logo notamos a percepção alcoólica surgindo, trazendo uma percepção de madeira, baunilha e whisky.
Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma percepção aveludada muito notável, notas de cacau, café, baunilha e madeira logo seguidas pelas notas alcoólicas que remetem a licor de café com um toque de melaço.
Aftertaste: No aftertaste temos as notas de café, madeira e baunilha com um aquecimento bastante perceptível e uma suave presença de castanhas.
Harmonização: Esta cerveja tem características muito marcantes e intensas, optar por um prato menos intenso seria arriscado. Minha sugestão é harmonizarmos com uma peça de ponta de peito bovino feita no bafo, uma carne de sabor intenso e gordura bastante presente. Vamos trazer as notas de madeira, café e whisky para carne enquanto que o teor alcoólico limpa a untuosidade da carne.
Prost!
Fabrizio Guzzon