Boa Cerveja-Feira #494… Amoras de Maio

Temos uma presença bastante comum de cervejas sour no mercado hoje em dia, muitas delas caminhando pela vertente do extremo, com adição de lactose, frutas e adjuntos e buscando níveis de álcool acima dos 10%. Mas quando voltamos as raízes encontramos em um destes ramos a wild ale. Continua sendo muito importante para entendermos os lançamentos que encontramos hoje olharmos para a origem deles e neste sentido a Amoras de Maio é um exemplo da produção de uma wild.


Amoras de Maio

Amoras de MaioDados Técnicos:

Cerveja: Amoras de Maio
Estilo: Wild Ale
Teor: 6,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja dourada e cristalina e com espuma fugaz, mas com ótima formação e média persistência.

Aroma: No aroma as notas acéticas e com funk característico da Zalaz, acompanhado pelas notas frutadas e levemente ácidas das amoras, uma suave presença de goiaba, tomada e aroma residual de malte. Em segundo plano leve presença herbal.

Paladar: Corpo baixo e carbonatação médio baixa. Enquanto que no paladar temos um delicado equilíbrio entre a acidez frutada com nuances mais selvagens e o sabor das frutas. Em segundo plano o dulçor residual do malte faz as vezes do fiel da balança na manutenção do equilíbrio

Aftertaste: O aftertaste é bastante breve, mantendo as notas frutadas como mais evidentes e um toque ácido discreto que é o único lembrete que resta no palato, fechando com uma sensação seca e bastante limpa.

Harmonização: Temos neste exemplar uma cerveja com um equilíbrio invejável e conta disto o ideal é trazemos um prato que permita que a cerveja ainda tenha espaço. Minha sugestão é harmonizarmos a cerveja com camarões flambados na cachaça, teremos uma carne de sabor contido que será potencializada pela acidez e notas frutadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon