Boa Cerveja-Feira #486… Into the Void

Nas últimas semanas tenho sido reincidente nos comentários a respeito das matérias primas, já falamos sobre as leveduras, adjuntos, maltes e lúpulos. Irei novamente falar sobre o lúpulo usado nesta cerveja, temos as variedades conhecidas como Mosaic, Columbus, Centennial, Amarillo dentre outros. Mas acho muito interessante quando a cervejaria se propõe a usar as cepas menos conhecidas, como a HBC630 usada na Into the Void. O uso destas variedades quase experimentais são bem vindas para o aumento da amplitude sensorial.


Into the Void

Into the VoidDados Técnicos:

Cerveja: Into the Void
Estilo: Imperial NEIPA
Teor: 7,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja em tom amarelo palha e opaca. A espuma tem ótima formação, apresentando bolhas pequenas e uniformes, ótima duração.

Aroma: No aroma temos um cenário complexo, são apresentadas notas frutas amarelas de caroço, suave presença de pinho e terroso e notas cítricas que remetem acerola e pitanga. Em segundo plano temos notas frutadas de morango, leve presença do dulçor de malte.

Paladar: Corpo médio alto com média carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma sensação aveludada, notas de frutas cítricas, frutas amarelas como nectarina e pêssego, com final trazendo notas levemente resinosas e adstringência.

Aftertaste: O aftertaste tem uma conexão muito forte com o paladar fazendo crescer as notas resinosas e adstringentes para o protagonismo e fechando com uma sensação seca e limpa na boca restando somente um espectro efêmero com herbal e pinho.

Harmonização: Apesar da complexidade da cerveja ela não se perde e consegue apontar para o mesmo sentido. Minha sugestão é harmonizarmos com caldo de peixe, para agregarmos todas as notas cítricas e frutadas ao caldo e dependendo da receita, ainda realçar a picância devido ao teor alcoólico da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon