Boa Cerveja-Feira #484… Blackrose

Na descrição da cerveja no site da Trilha Cervejaria eles contam se trata da primeira RIS que eles produzem, eu imagino como deve ser ter como primeira RIS uma cerveja impecável, o desafio de fazer o segundo rótulo e ser comparada com a primeira. Para esta cerveja ou você fala pouco ou fala muito, e como terei o espaço da descrição da cerveja abaixo, minha aqui será falar pouco. Talvez a melhor RIS que tomei nos últimos anos, ponto.


Blackrose

BlackroseDados Técnicos:

Cerveja: Blackrose
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 11,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml
Nota: 5,00

 


Aparência: Cerveja completamente preta, fechada com uma linda cor e uma espuma marrom de ótima formação, bolhas pequenas e uniformes, densa e com média persistência.

Aroma: Aroma com notas de canela, especiarias e café, intenso e equilibrado e acompanhado por notas de tosta e torrefação. O único adjetivo que me vem à mente é inebriante, talvez um dos cartões de visita mais marcantes que tenha sido apresentado no último ano.

Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar temos como primeira percepção é a textura sedosa da cerveja. Seguida pelas notas de especiarias, café, cacau e torrefação equilibrada e em segundo plano temos uma leve picância agradável, caramelo, cardamomo e um amargor suave e agradável de torra.

Aftertaste: As notas de cacau, café e canela se intensificam no aftertaste, o final traz uma mescla de amargor e dulçor que remete a chocolate amargor e grãos de café, novamente um fechamento surpreendente.

Harmonização: Acho que a harmonização para esta cerveja é ela mesmo, nem precisaria de algo mais. Mas para não abrir mão desta sugestão irei seguir a proposta da cervejaria Trilha que indica harmonizar com tiramusú. E provando a cerveja a proposta deles faz todo o sentido dado que os sabores de café e chocolate serão salientamos e ainda agregamos as notas de canela e cardamomo a sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon