Na descrição da cerveja no site da Trilha Cervejaria eles contam se trata da primeira RIS que eles produzem, eu imagino como deve ser ter como primeira RIS uma cerveja impecável, o desafio de fazer o segundo rótulo e ser comparada com a primeira. Para esta cerveja ou você fala pouco ou fala muito, e como terei o espaço da descrição da cerveja abaixo, minha aqui será falar pouco. Talvez a melhor RIS que tomei nos últimos anos, ponto.
Blackrose
Dados Técnicos:
Cerveja: Blackrose
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 11,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml
Nota: 5,00
Aparência: Cerveja completamente preta, fechada com uma linda cor e uma espuma marrom de ótima formação, bolhas pequenas e uniformes, densa e com média persistência.
Aroma: Aroma com notas de canela, especiarias e café, intenso e equilibrado e acompanhado por notas de tosta e torrefação. O único adjetivo que me vem à mente é inebriante, talvez um dos cartões de visita mais marcantes que tenha sido apresentado no último ano.
Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar temos como primeira percepção é a textura sedosa da cerveja. Seguida pelas notas de especiarias, café, cacau e torrefação equilibrada e em segundo plano temos uma leve picância agradável, caramelo, cardamomo e um amargor suave e agradável de torra.
Aftertaste: As notas de cacau, café e canela se intensificam no aftertaste, o final traz uma mescla de amargor e dulçor que remete a chocolate amargor e grãos de café, novamente um fechamento surpreendente.
Harmonização: Acho que a harmonização para esta cerveja é ela mesmo, nem precisaria de algo mais. Mas para não abrir mão desta sugestão irei seguir a proposta da cervejaria Trilha que indica harmonizar com tiramusú. E provando a cerveja a proposta deles faz todo o sentido dado que os sabores de café e chocolate serão salientamos e ainda agregamos as notas de canela e cardamomo a sobremesa.
Prost!
Fabrizio Guzzon