Na semana anterior comentei a respeito do uso de adjuntos em estilos que historicamente aceitam o uso dos mesmos. Nesta semana iremos por outro caminha e trazer um rótulo que insere um adjunto pouco comum ao estilo, e estamos falando do uso de café em uma Imperial IPA. A sagacidade do uso deste adjunto neste caso foi manter a cor do estilo, agregar notas de café e suportar este adjunto com um segundo que realçou a percepção cítrica da cerveja.
Kohi
Dados Técnicos:
Cerveja: Kohi
Estilo: Imperial IPA
Teor: 7,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75
Aparência: Líquido amarelo, opaco com espuma branca com formação uniforme e média persistência.
Aroma: Aroma inicial com presença destacada de café verde bastante fresco. Já em segundo plano encontramos as notas com percepção cítrica que remetem a bergamota e tangerina.
Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos a presença das notas café verde ocupando o primeiro plano, mas logo recebemos as notas cítricas de tangerina e a percepção de notas de malte e caramelo nos lembrando que ainda estamos provando uma IPA
Aftertaste: O aftertaste nos trás notas de café muito suaves e um frescor marcante com perfil cítrico que se mantem persistente por um bom tempo, chegando a se aproximar de um residual de menta ao final.
Harmonização: Por vezes a cerveja já nos traz tantos elementos que devemos simplificar a harmonização para não nos perdemos diante dos sabores, com isso minha sugestão é harmonizarmos com um hamburguer feito em chama aberta. As notas de café irão destacar o leve defumado e o frescor cítrico os sabores da carne.
Prost!
Fabrizio Guzzon