Muito tempo atrás falamos sobre a famosa Monster da cervejaria Brooklyn, cuja história é uma homenagem ao gato de estimação da cervejaria. Esta semana iremos falar de outra cerveja que apresenta uma homenagem a um gato, neste caso o Herman.
Herman foi o primeiro gato recrutado pelas forças armadas dos EUA e sua função, curiosamente, era a mesma do Monster, caçar ratos. Mas ao invés de uma fábrica de cerveja seu ambiente de trabalho eram os decks de porta aviões.
Herman the Cat
Dados Técnicos:
Cerveja: Herman the Cat
Estilo: NEIPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00
Aparência: Cerveja em tom amarelo claro, opaca e com ótima formação de espuma, com bolhas pequenas e uniformes e alta persistência.
Aroma: Aroma frutado intenso, trazendo notas de goiaba, carambola e jambo. Em segundo plano uma discreta presença do malte que remete ao grão.
Paladar: corpo médio alto e média carbonatação, trazendo percepção aveludada marcante no palato. Enquanto que o sabor reforça as notas frutadas do aroma, com carambola e goiaba. Em segundo plano um leve amargor frutado com notas de jambo e ameixa branca.
Aftertaste: O aftertaste traz intensidade nos sabores frutados, mas reforça o amargor e a adstringência.
Harmonização: Minha sugestão para a harmonização serão dadinhos de pancetta. Um dos preparos deste prato é acompanha-lo com goiabada, e neste caso usaremos a cerveja para realizar este contraponto, com a vantagem que o teor alcoólico irá contrastar com a untuosidade e podemos ter todos os sabores mais destacados.
Prost!
Fabrizio Guzzon