Boa Cerveja-Feira #442… Nanica

Nesta semana a cidade de São Roque, na qual resido, comemorou seus 365 anos e optei por trazer uma cerveja da cervejaria ‘caçula’ da cidade, a Thanks Brewing abriu a cerca de meio ano e como um brewpub mantem em suas torneiras somente cervejas de produção própria. Normalmente as cervejas remetem a locais e pontos turísticos da cidade, mas na cerveja de hoje o Rogério Santiago, cervejeiro responsável e um dos fundadores da cervejaria, abriu uma exceção. Para saber mais a respeito da cervejaria e do trabalho do Rogério, ouçam o Beercast #472 onde ele foi entrevistado no Brasil Brau 2022.


Nanica

NanicaDados Técnicos:

Cerveja: Nanica
Estilo: Catharina Sour
Teor: 3,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: On Tap
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja em tom dourado, levemente opaca e com espuma breve.

Aroma: Aroma intenso de bananas madura ocupa todo o primeiro plano. Em segundo plano leve presença floral e notas de mel.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a cerveja apresenta notas de bananas maduras, suave dulçor que remete a mel, leve floral e acidez média. Em segundo plano uma suave adstringência.

Aftertaste: O aftertaste é breve e apresenta um equilíbrio entre as notas frutadas de bananas e a acidez, deixando somente uma presença muito suave de frutado residual.

Harmonização: A Nanica é uma cerveja suave e elegante, irei sugerir uma opção de harmonização que não sobreponha a intensidade da cerveja. Minha sugestão é harmonizarmos com banoffe, iremos contrastar a untuosidade da sobremesa com a carbonatação da cerveja e iremos destacar as notas de banana.

Prost!

Fabrizio Guzzon