Vamos fechar o ano de 2021 com um clássico, uma IPA. Mas como 2021 foi um ano cheio de novidades iremos trazer uma IPA que também busque inovar. A “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” da @allbeersbr é uma IPA com adição de nibs de cacau que tem dois itens que são memoráveis. O primeiro é o equilíbrio no uso do adjunto e o segundo é o nome mais longo que encontrei este ano.
Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
Dados Técnicos:
Cerveja: Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
Estilo: IPA
Teor: 6,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75
Aparência: Cerveja dourada, cristalina e brilhante. Espuma com formação consiste, bolhas pequenas e longa duração
Aroma: Encontramos um ótimo equilíbrio entre a percepção cítrica dos lúpulos americanos e o uso do cacau. Em segundo plano a presença discreta de malte e leve caramelo.
Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar encontramos as notas cítricas de grapefruit, maracujá, amargor médio alto com percepção cítrica e um toque de cacau e chocolate 70% e intensifica a percepção de amargor
Aftertaste: O aftertaste é palco para o amargor residual limpo e persistente da cerveja. As notas cítricas e de chocolate amargo se equilibram e seguem por um bom tempo
Harmonização: Para uma IPA como esta podemos manter uma harmonização clássica e realizar leve alteração para aproveitar do uso do cacau. Minha sugestão é harmonizarmos com hambúrguer clássico, mas feita na brasa e usando palha ou lascas de madeira para agregar leve defumação ao sabor da carne. Usaremos esta leve defumação agregando a percepção de cacau.
Prost!
Fabrizio Guzzon