Boa Cerveja-Feira #390… Chicago Blues Amburana

A Chicago Blues foi uma das primeiras cervejas que provei que me deixaram boquiaberto pela sua qualidade, foi a cerveja que levei para minha primeira participação no Beercast, programa 76 em agosto de 2014 e por isso tenho uma relação emocional com ela. Um ano atrás eu escrevi a respeito da versão envelhecida em Carvalho Americano e hoje irei falar sobre a versão envelhecida em Amburana.


Chicago Blues Amburana

Chicago Blues AmburanaDados Técnicos:

Cerveja: Chicago Blues Amburana
Estilo: Imperial Porter
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Líquido completamente preto e opaco. A espuma apresenta ótima formação e persistência.

Aroma: Café e suave tosta em primeiro plano, acompanhado por notas licorosas e levemente amadeiradas. Em segundo plano encontramos notas de cacau, chocolate amargo, baunilha e açúcar queimado.

Paladar: Corpo médio alto, carbonatação média e sensação aveludada. Enquanto que no paladar temos notas de chocolate amargo, madeira e baunilha em primeiro plano, seguido pela percepção de café e torrefação em segundo plano.

Aftertaste: No início ainda temos as notas de chocolate amargo, mas a percepção de torrefação cresce muito rapidamente tomando conta de todo o paladar e se mantem persistente por muito tempo, acima do esperado.

Harmonização: Este exemplar da linha Chicago Blues apresente uma presença de torrefação bastante proeminente ao final e vamos usar esta característica na harmonização. Minha sugestão é harmonizar com Satay, espetinhos de carne de porco com molho de amendoim, e por ser um prato tailandês é picante. Vamos contrastar a picância com as notas de torra e deixar as notas de madeira e cacau complementarem o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon