Boa Cerveja-Feira #335… Green Force #9

Esta semana iremos conhecer a nona versão de uma linhagem de cervejas, cada uma delas com uma característica diferente, com a Green Force #9.

Produzida pela paulista Croma, da qual já falamos algumas semanas atrás na coluna sobre a Cross Roads.

E aproveitando a temática de um grupo de cervejas com características diferentes, vou indicar uma HQ bem antiga, mas que traz um tema que deveria ter ficado no passado, mas pelo visto tem sido colocado em pauta novamente.

Deus Ama, o Homem Mata” é uma história fechada dos X-Men publicada em 1982, onde um fanático religioso resolve criar uma cruzada contra os mutantes por serem “diferentes” e, segundo suas conclusões, impuros.

O enredo escrito por Chris Claremont coloca toda a discussão da intolerância que usa a religião como justificativa em um contexto de heróis, mas onde o vilão é justamente a intolerância. O uso de mutantes com aparência inumana torna a alegoria mais óbvia. Curiosamente o personagem com aparência mais ‘demoniaca’ dos x-men é o personagem mais religioso.

Mesmo sendo uma história com quase 40 anos de idade, ainda somos obrigados a encontrar discursos intolerantes como os retratados nesta HQ nos dias de hoje.


Green Force #9

Green Force #9Dados Técnicos:

Cerveja: Green Force #9
Estilo: New England IPA
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Ao ser servida a Green Force #9 vemos uma cerveja amarela clara, completamente opaca. A espuma se apresenta branca, estável e bastante persistente.

No aroma somos apresentados a notas cítricas de limão, lima e uma discreta presença de pêssego. Em segundo plano encontramos notas de malte e uma leve presença de fermento, suaves notas condimentadas surgem ao final.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo médio alto e carbonatação média. Enquanto que no paladar as notas cítricas de lima e casca de laranja são muito destacadas e frescas, uma leve presença de frutado e um amargor muito discreto, balanceado pelas notas de malte. Em segundo plano encontramos um suave condimentado de pimenta síria e uma suave nota de fermento.

O aftertaste é leve e agradável, trazendo notas frescas de lima e um amargor cítrico muito suave ao final. O mais notável no aftertaste da cerveja é a sensação de frescor que torna a Green Force #9 uma New England IPA de alta drinkability.

A Green Force #9 tem o uso do lúpulo Motueka para realizar o single hop e com isso apresentar uma NEIPA com nota pouco usuais nos demais rótulos do mercado, um frescor invejável e um drinkability encontrado em poucos cervejas com este teor alcoólico.


Para a harmonização imaginei quais pratos pudessem usar o single hop de Mouteka como chave de ligação entre a cerveja e o prato.

Minha sugestão é harmonizarmos com massa fresca ao limão siciliano. Esta é uma receita bastante simples, que usa somente a massa, azeite, parmesão e limão siciliano, e é esta simplicidade que meu atraiu. O macarrão irá trazer somente o leve salgado do parmesão e o cítrico do limão, que será destacado pelas notas do lúpulo enquanto que o leve condimentado presente na cerveja fará o complemento dos sabores.

Prost!

Fabrizio Guzzon