Boa Cerveja-Feira #331… Holy Amburana

Na primeira sexta feira da segunda metade deste ano cheio de surpresas, vamos aproveitar uma cerveja que brinca com os sentidos, a Holy Amburana.

Produzida pela Way Beer em parceira com o Clube do Malte esta Imperial Brown Ale tem em sua receita a adição de sementes de amburana. Enquanto o uso de barris de amburana tem se tornado mais comum, aqui vemos o uso da árvore de uma maneira inusitada.

Este mês irei retornar as indicações de quadrinhos, e como estou um pouco atrasado nas minhas leituras irei pegar uma série mais velha. Para quem não conhece, indico a série Poder Supremo do selo Marvel Max, lançado em setembro de 2003 no Brasil.

A série foi roteirizada por J. Michael Straczynski e ilustrada por Gary Frank. Esta série é uma releitura da liga da Justiça, mas com uma visão muito mais pragmática é menos romântica de como pessoas com habilidades extraordinárias existiriam em um mundo como o nosso.

Particularmente, gosto dos dois primeiros arcos, onde é realizada toda a construção dos personagens e das relações entre eles. Quando o enredo começa a pender para mais uma super equipe a novidade acaba.


Holy Amburana

Holy AmburanaDados Técnicos:

Cerveja: Holy Amburana
Estilo: Imperial Brown Ale
Teor: 9,6 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75


Cerveja em tom castanho intenso, vivo e brilhante. A espuma se forma densa, porem com persistência mediana.

Assim que sentimos o aroma podemos notar a complexidade da cerveja, notas florais silvestres, madeira, baunilha e caramelo ocupam o primeiro plano se revezando na percepção. Em segundo plano notas de casca de pão tostado, notas herbais suaves e toffe.

Ao provarmos a Holy Amburana encontramos uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos a complementação do aroma.

Notas de tosta, leve amadeirado, herbal e suave percepção de condimentada ocupam o primeiro plano. Já no segundo plano encontramos as notas de toffe, baunilha e um leve toque terroso.

O aftertaste intensifica a percepção de tosta e toffe, secando o paladar e deixando as notas quase que etéreas. Um suave amargor herbal agora ganha espaço e se mantem em intensidade baixa, mas muito persistente.

Temos na Holy Amburana o emprego da madeira com o uso de sementes, fato que agrega novas características a receita. Desta vez sem uma característica de madeira tão distintas, mas ainda agregando com outras percepções tão ricas quanto.


Temos neste caso uma cerveja intensa e com muita personalidade, e uma das receitas que testei nesta quarentena me parece ser muito apropriada para harmonizar com esta cerveja.

Minha sugestão é harmonizarmos com pulled pork, ou porco desfiado. Na receita que testei, deixei o lombo suíno marinando em stout, páprica, molho de tomate caseiro, pimenta branca e reino por quatro horas, depois cozinhei no forno a 120º por mais 3 a 4 horas. E servi no pão com queijo gratinado por cima. O principal da harmonização é agregar as notas de madeira e o herbal aos sabores ricos da carne de porco.

Holy Amburana Harmoniza

Pulled Pork com catupiry gratinado e coleslaw

Prost!

Fabrizio Guzzon