Boa Cerveja-Feira #213….Cacau Wee

Vamos buscar um clássico das Highlands e incluir um toque nacional, com a Cacau Wee.

A Cacau Wee é produzida pela já conhecida Bodebrown e é baseada na fórmula da Wee Heavy deles. Mas nesta versão temos a inclusão de pedaços de semente de cacau com tosta controlada.

A Bodebrown é uma das cervejarias mais conhecidas do sul, fundada em 2009 pelo Samuel Cavalcanti e pela Andrea Cordeiro. A cervejaria segue uma linha de pensamento em seu alucinada por cerveja, e portanto, alucinada por tudo que produz. E isso inclui inúmeras parcerias, garantia da qualidade das cervejas e incentivar a cultura cervejeira.

Em especial quando falamos de cultura cervejeira a Bodebrown é uma das maiores influenciadoras do uso do growler e é parceira do Beer Train, um passeio de Curitiba para Morretes regado a ótimas cerveja. Por sinal, fiz este passeio ano passado e indico que qualquer um que goste de cerveja.

Cacau Wee

CACAU WEEDados Técnicos:

Cerveja: Cacau Wee
Estilo: Wee Heavy
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,0

No copo a Cacau Wee se apresenta castanha avermelhada, com reflexos rubi. Espuma bege clara bastante persistente e com ótima formação.

O aroma apresenta notas de chocolate e cacau evidentes seguido pela presença de malte, suave alcoólico e notas amadeiradas e uma lembrança de notas de whisky. Em segundo plano um suave toque terroso.

Ao provarmos a Cacau Wee apresenta corpo alto e carbonatação médio baixa. Enquanto isso o paladar nos trás a percepção de cacau, chocolate amargo e malte, em segundo plano notas de pão preto, suave herbal, amargor terroso mediano e pouco persistente, com final seco e amadeirado.

No aftertaste temos notas amadeiradas com toque licoroso de whisky, cacau e amargor discreto porem persistente.

A Cacau Wee é uma cerveja com corpo alto onde o cacau é inserido de forma a agregar no paladar e aroma sem ocultar as demais notas esperadas para a cerveja.

Para a harmonização temos que trazer algo que não seja apagado pela potência da cerveja e ainda assim se aproveite das notas da cerveja.

Minha harmonização é com costela de angus no bafo, vamos usar este corte pois o álcool corta a untuosidade da carne e o cacau e as notas licorosas de whisky trazem um dulçor que agrega ao sabor da carne.

COSTELA ANGUS

Costela Angus no Bafo

Prost!

Fabrizio Guzzon