Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Cherry Chocolate Bock

Depois de cerca de um mês passeando pelo vasto portfólio da Samuel Adams é o momento de finalizarmos esta série, e nada mais justo para um bom final do que algo que tenha quase todas as características de uma sobremesa.

A Samuel Adams não é uma cervejaria que se contenta facilmente com o comum, então eles já tinham em seu portfólio uma Chocolate Bock, mas para comemorar as festas de final de ano isso ainda era muito simples e a grande sacada foi incluir um toque de cereja, para falar a verdade é bem mais que só um toque.

Esta cerveja tem de fato cerejas e cacau granulado em sua composição trazendo assim toda a complexidade de sabores e aromas que estes ingredientes têm.

Samuel Adams Cherry Chocolate Bock

Dados Técnicos:

2014.05.23 Samuel Adams Cherry Chocolate BockCerveja: Samuel Adams Cherry Chocolate Bock
Estilo: Bock
Teor: 5,6%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml

Quando servimos esta cerveja encontramos um liquido negro, com uma espuma bege consistente e cremosa.

No aroma já encontramos em primeira mão as notas de cereja e chocolate amargo, enquanto o malte se mantem em segundo plano criando o cenário para estes aromas.

Quando bebemos a cerveja temos um liquido de corpo médio e boa carbonatação, que traz em primeiro plano o sabor da cereja, que salienta o dulçor do malte mas com o contraponto da leve acidez frutada que a acompanha, juntamente com as notas de chocolate amargo.

No aftertaste o chocolate amargo ganha força, tornando o amargor com notas de chocolate mais presentes, enquanto que as notas de cereja desvanecem no paladar deixando somente o dulçor frutado que equilibra o amargor.

Esta é uma cerveja complexa, onde as notas de cereja e de chocolate amargo invertem suas forças no decorrer da degustação, criando um equilíbrio entre o dulçor, acidez e amargor.

Como havia dito no inicio, esta cerveja é praticamente uma sobremesa e para ser sincero em alguns momentos se pode achar que se trata de um bolo floresta negra liquido. Por conta desta semelhança que a harmonização sugerida para esta cerveja é o Bolo de Chocolate, assim deixamos a cerveja entrar com todas as notas frutadas de cereja para compor a experiência.

E para ser um pouco mais especifico sugiro uma fatia de bolo da loja “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”. Não sei ao certo se é o melhor do mundo, mas é o melhor que eu já comi.

Prost!

Fabrizio Guzzon