Boa Cerveja-Feira #237…. Sam 76

By | 14 de setembro de 2018

Esta semana vamos seguir com nossa jornada pelas cervejas leves e refrescantes para conhecer uma cerveja que se criou com base na liberdade de gênero, a Sam 76.

Esta cerveja é produzida pela Samuel Adams, uma das cervejarias mais famosas de Boston, e já falamos previamente desta cervejaria quando falamos das seleções sazonais lançadas por eles, como por exemplo, a Samuel Adams Cherry Chocolate Bock, a Samuel Adams Winter Lager, a Samuel Adams Juniper IPA, a Samuel Old Fezziwig Ale dentre outras.

Talvez o fato mais interessante desta cerveja seja o fato que a Samuel Adams buscava uma cerveja que pudesse competir no mercado com as demais Premium Lagers ou até com as Light Lager, mas eles não se contentam em simplesmente produzir uma cerveja leve.

Esta cerveja começa sendo produzido em dois fermentadores independentes, um usando levedura lager e outro com levedura ale. Depois disto eles são misturados e ainda é feito é um dry hop ao final do processo.

O resultado é uma cerveja leve e com toques de malte e fermento como uma Pilser, mas que ainda agrega aromas cítricos, florais e um toque frutado trazidos pela fermentação da levedura ale e do uso dos lúpulos Cascade, Citra, Mosaic e Simcoe.

Sam 76

Samuel Adams Sam 76Dados Técnicos:

Cerveja: Sam 76
Estilo: American Lager
Teor: 4,7%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

Cerveja amarela palha, brilhante e cristalina. Espuma cremosa, com boa formação e bastante persistente.

O aroma traz uma mescla equilibrada com perfil inicial floral e com suave dulçor de malte que remete a pão fresco e biscoitos. Em segundo plano um toque levemente herbal e cítrico que remete a presença dos lúpulos usados no dry hopping. Mas sem sobrepor o perfil do malte e do floral.

Ao provarmos a Sam 76 notamos que é uma cerveja de corpo baixo e carbonatação média alta. Enquanto que o paladar é suave com notas de malte que remetem a mosto, acompanhado pela percepção floral e com amargor herbal discreto e muito bem inserido. Em segundo plano encontramos notas de pão e notas cítricas que acompanham o amargor inicial.

O aftertaste conta com herbal ainda mais presente e amargor mais evidente, fechando com percepção levemente adstringente, seco e refrescante. Fechando com notas florais e levemente cítricas.

A Sam 76 é uma cerveja que consegue cumprir sua meta de mesclar lager e ale de maneira fantástica. A fermentação lager insere as notas de malte e pão, por outro lado as notas florais e levemente cítricas que são originadas da fermentação ale e do dry hopping criam uma cerveja que apresenta tanto a refrescancia de uma lager quanto a complexidade de aromas de uma ale.

Para a harmonização vamos buscar algo que ganhe com a cerveja, mas que a mantenha como a protagonista.

Minhas sugestão são anéis de lula a dore. A carne suave que terá seu sabor destacado pelas notas cítricas e florais da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #237…. Sam 76

  1. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!

    Bela resenha. Mais uma pra lista das que preciso tomar. Acho que não tem cerveja ruim da Sam Adams né?

    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Eu ainda não tomei uma ruim deles…
      Meu irmão esta morando nos EUA e encontrou essa breja, ele achou ótima, e ele só bebe as mainstream. Ele mandou uma lata pela sogra dele para mim, pq achou boa pra cacete.
      E realmente, se você colocar ela do lado das nossas premiuns, como a Heineken, Eisenbahn Pilsen, etc ela dá um show em cima destas.
      Vale muito a pena.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*