Boa Cerveja-Feira…. com Saison du Tracteur

Esta semana vamos para as terras no norte buscar uma cerveja de fazendeiros, a Saison du Tracteur.

A Saison du Tracteur é produzida pela Le Trou du Diable, uma cervejaria canadense que fica em Quebec  Seu nome é uma homenagem a um violento redemoinho que existe na parte de baixo das quedas d’agua de Shawinigan, e por sinal Le Trou du Diable significa “Buraco do Diabo”, pois este redemoinho é muito profundo e ninguém chegou ao fundo ainda, na verdade, ninguém foi e voltou para contar por isso a brincadeira em se dizer que ele chega até o inferno.

Historicamente o estilo era fabricado pelos fazendeiros no período do inverno para gerar demanda de atividades para os trabalhadores das fazendas, e posteriormente eram consumidas no verão quando as fazendas tinham os trabalhadores sazonais. Para referenciar e homenagear este histórico do estilo a cerveja trás um rotulo e um nome que remete claramente a isso.

Saison du Tracteur

Dados Técnicos:

2015.10.23 Saison du TractourCerveja: Saison du Tracteur
Estilo: Saison
Teor: 6,0 %
País de origem: Canadá
Embalagem: 375 ml

Ao servirmos a Saison du Tracteur vemos um liquido amarelo claro, levemente opaco com espuma abundante, mas com bolhas um maiores do que o esperado.

O aroma se apresenta com cítrico com notas de maracujá e acerola e ao final temos a percepção de notas levemente condimentadas.

Quando provamos encontramos uma cerveja leve e bastante carbonatada, enquanto que no paladar as notas cítricas se destacam trazendo a percepção de maracujá e casca de laranja acompanhados por um amargor baixo e em segundo plano temos novamente as notas condimentadas.

No aftertaste o amargor ganha um pouco mais de destaque acompanhado por um suave condimentado e leve azedo que lembra casca de laranja.

A Saison du Tracteur é uma cerveja muito refrescante e com alto drinkability, trazendo notas cítricas e um final levemente condimentado e azedo.

Para a harmonização vamos buscar algo que destaque os pontos fortes da cerveja.

Eu proponho uma harmonização com salmão assado ao molho de maracujá reduzido. A combinação de salmão com maracujá é comum e funciona muito bem, e vamos usar isso para destacar as notas cítricas que remetem a maracujá da cerveja, alem de deixar o final com notas condimentadas destacar o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon