Boa Cerveja-Feira…. com La Trappe Isid’or

Hoje vamos falar de uma cerveja feita para comemorar o aniversário da cervejaria La Trappe, a Isid’or.

Feita para comemorar o aniversário de 125 anos da La Trappe a única cervejaria trapista da Holanda, a Isid’or leva este nome devido ao Irmão Isidorus, o primeiro mestre cervejeiro da La Trappe.

Irmão Isidorus, primeiro mestre cervejeiro da La Trappe

Irmão Isidorus, primeiro mestre cervejeiro da La Trappe

Um detalhe interessante sobre a Isid’or esta na escolha do lúpulo, para esta cerveja foi escolhido o lúpulo Perle, que trás notas condimentadas e frutadas, mas este em especial é cultivado pela Abadia de Koningshoeven, produtora da La Trappe. Podemos dizer que eles usaram o lúpulo do próprio quintal, literalmente.

E a escolha da cerveja não foi por acaso, a Isid’or foi produzida para comemorar o aniversário de 125 anos da cervejaria, mas aqui foi consumida para comemorar o aniversário de um ano desta coluna. Comecei a escrever a “Boa Cerveja Feira” no Beercast no inicio de março de 2014 e a coluna segue até hoje graças ao apoio do pessoal do Beercast e de todos os leitores que comentam e debatem sobre cerveja.

La Trappe Isid’or

Dados Técnicos:

2015.03.06 La Trappe Isid'orCerveja: La Trappe Isid’or
Estilo: Belgian Pale Ale
Teor: 7,5 %
País de origem: Holanda
Embalagem: 330 ml

No copo temos uma cerveja de um âmbar intenso com nuances acobreados e espuma bege com boa consistência e formação.

No aroma encontramos a complexidade esperada das cervejas belgas, temos o malte presente com notas de biscoito fresco e caramelo, alem do frutado que remete ao damasco, pêssego, pêra e passas alem de suaves notas alcoólicas.

Quando provamos encontramos na Isid’or uma cerveja de corpo e carbonatação médias, enquanto que no aroma o malte é protagonista no paladar as notas frutadas surgem em primeiro plano trazendo a percepção de damasco, pêssego e pêra que são acompanhadas pela presença equilibrada do malte que traz notas de caramelo e um discreto dulçor.

No aftertaste as notas frutadas ganham ainda mais destaque juntamente com o dulçor do malte e a sensação aveludada da cerveja, terminando seca e delicada aquecendo a garganta gentilmente.

A Isid’or é uma cerveja delicada e aveludada, sendo complexa sem deixar de ser equilibrada, trazendo notas frutadas e malte em uma harmonia primorosa.

Não há como harmonizar esta cerveja sem pensar em destacar as notas frutadas e o malte.

Minha sugestão é que seja com um risoto de cogumelos fresco, podendo ser champignon, com lascas de brie. Enquanto as notas mais terrosas do cogumelo contrastam e destacam o frutado, temos o malte suavizando a presença do brie e destacando o dulçor da cerveja e deixamos o teor alcoólico da cerveja limpar a cremosidade do risoto do paladar antes de um novo gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon