Boa Cerveja-Feira…. com Hoppeditz

Esta semana vamos voltar à Alemanha para conhecer mais uma criação da cervejaria Freigeist Bierkultur, a Hoppeditz.

Falamos da cervejaria Freigeist Bierkultur a algum tempo quando falei sobre a Pimock, e no caso da Hoppeditz a cervejaria não mudou sua abordagem e se apropriou do estilo altbier e fez algumas alterações para tornar este rótulo único.

Para começar a Hoppeditz é criado usando cinco lúpulos alemães e cinco maltes alemães, sendo um dos maltes defumados. Além de abusar dos lúpulos e maltes, o teor alcoólico chega a 7,5%, bem acima dos 4,5% esperado de uma altbier padrão, por este motivo muitos a tratam como uma dopplealtbier.

E para completar temos o nome, uma cerveja com malte defumado e graduação alcoólica acima da média recebeu seu nome do tradicional boneco presente no festival de Dusseldorf que na quarta feira de cinzas é queimado..

Hoppeditz

Dados Técnicos:

2015.06.26 HoppeditzCerveja: Hoppeditz
Estilo: altbier
Teor: 7,5%
País de origem: Alemanha
Embalagem: 500 ml

Quando servida no copo a Hoppeditz se apresenta marrom escura, opaca e com uma espuma branca de boa consistência.

No aroma notamos a presença do malte com notas de caramelo e suave defumado, notas florais vindas do lúpulo e em segundo plano temos frutas escuras como ameixas e um suave amadeirado, porem todos os aromas se apresentam equilibrados.

Quando provamos a Hoppeditz encontramos um liquido de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no sabor encontramos o malte trazendo notas suaves de torrefação e ainda mais suaves de defumado, mas mantendo a presença do caramelo mais evidente, o lúpulo tráz um amargor mediano, bem inserido e com toques florais, em segundo plano notas frutas escuras como ameixas secas dividem o espaço com o toque amadeirado e levemente licoroso.

No aftertaste o malte deixa de ser o protagonista para dar espaço para o lúpulo que ganha destaque com seu amargor presente e bem pontuado, notas florais e final seco.

A Hoppeditz se mostra uma cerveja com notas complexas com notas florais do lúpulo, caramelo, torrefação e defumado do malte, mas que não cansa o paladar. Sua rescência garante um bom drinkability.

Para harmonizar esta cerveja, as opções são vastas, pois sua complexidade abre as portas, mas irei pegar uma das características presentes na cerveja que a diferem das demais altbier, o malte defumado.

Proponho um lombo suíno grelhado na churrasqueira, a carne irá absorver os toques defumados do carvão que irão destacar as notas defumadas da cerveja, enquanto o sabor da carne suína será completado pelas notas de malte e pelo amargor da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon