Esta semana vamos estrear um fabricante bastante conhecido, mas ainda inédito nesta coluna com a Founders Porter.
Em 1997 os amigos Mike Stevens e Dave Engbers resolveram seguir seus sonhos, e isso incluiu montar um plano de trabalho, largar seus empregos e buscarem uma série de empréstimos para montar sua cervejaria, a Founders e com isso iniciaram a sua produção.
Porém suas primeiras produções foram medianas e não chamaram a atenção do público e com as vendas baixas e com uma possível falência surgindo no horizonte eles resolveram olhar de volta ao seu plano e rever qual o verdadeiro motivo de montar uma cervejaria, e era criar cervejas complexas, aromáticas e encorpadas.
E com isso eles saíram do meio comum das cervejarias e trouxeram rótulos marcantes e que chamam a atenção.
Founders Porter
Cerveja: Founders Porter
Estilo: Porter
Teor: 6,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,25
Ao servirmos vemos uma cerveja negra, completamente opaca com espuma bege, cremosa e persistente.
No aroma encontramos chocolate amargo, cacau com um leve toque licoroso e malte torrado suave, já em segundo plano temos notas de toffe e caramelo.
Ao provarmos a Founders Porter vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e carbonatação média, enquanto que no paladar ela se mostra aveludada com sabor de cacau, chocolate amargo e malte torrado. Em segundo plano encontramos notas de café recém coado e fresco.
No aftertaste as notas de cacau e chocolate amargo dão espaço para notas de café mais proeminentes que são acompanhadas por um amargor de torra persistente e com final seco.
A Fournders Porter é uma cerveja fascinante, que nos transporta do aroma licoroso e adocicado passando pelo paladar equilibrado até o final seco e com amargor de torrefação.
Para a harmonização vamos fugir das opções de porter com doces de chocolate que tenho usado das últimas vezes e vamos aproveitar o toque de malte desta cerveja para buscar outras opções.
Desta vez eu sugiro um lanche de alcatra com molho barbecue e provolone, onde vamos buscar contrastar todas as notas de malte e chocolate amargo da cerveja com as notas salgadas e defumadas da carne e do provolone.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fala Guzzon, estou com o resto do pessoal… bom ver alguma que conheço rs.
Abraços
Grande Luquita,
Essa breja eh bem legal, e não eh difícil de achar.
Está semana vou colocar outra que acho que boa parte do pessoal também já conhece.
Abç
Guzzon
Finalmente uma que eu já provei! Acho muito boa a Porter da Founders e espero que as cervejas deles voltem a ser fáceis de encontrar. Guzzon, já tá na hora de você abrir uma lanchonete aí em São Roque.
Grande Anselmo,
Aqui em São Roque chegou uma leva de Founders dois meses atrás… provei a KBS deles, a melhor Stout que já bebi… achei fantástica. Espero que regularize a importação.
E olha que uma lanchonete não é uma má ideia… quem sabe do lado de bar que garanta boas cervejas…
Abç
Guzzon
Fala Guzzon!
Fazia tempo que não aparecia aqui uma que já bebi. Essa tomei antes da Founders parar de exportar pra cá (e agora voltar). Não lembro mais minha impressão dela então vai pra lista das “preciso tomar de novo” hehe
E esse lanche eu pediria uns 2 fácil, a cara tá muito boa. Vc chegou a comer ele com a cerveja? Harmonizou legal?
Abraço!
Grande Daniel,
As cervejas da Founders estão da minha lista de cervejarias que ainda não me deixaram na mão.
E o lanche eu fiz para acompanhar a breja mesmo, provei junto e a harmonização funcionou bem… o torrado e o defumado no final ficaram um pouco mais evidentes.
Abç
Guzzon