Boa Cerveja-Feira #188…. Lizard of Koz

Por | 6 de outubro de 2017

Esta semana vamos comemorar o aniversário da Founders com uma de suas cervejas de bastidores, a Lizard of Koz.

Produzida pela bem conhecida Founders que já falamos anteriormente quando falamos sobre a Porter deles e sobre a Curmudgeon.

Esta cerveja é da linha “Backstage” da Founders, uma linha fora de linha. A Lizard of Koz foi produzida pelo mestre cervejeiro Jeremy Kosmicki em comemoração ao aniversário da sua irmã Liz e usou alguns dos ingredientes que sua irmã gosta para incrementar a cerveja: Mirtilos, Chocolate e Baunilha.

Eu provei esta cerveja no Founders Day que ocorreu no La Maison de la Bierre, que além da Lizard of Koz ainda contava com mais nove rótulos da Founders engatados no dia e com promoção no growler. Mas para quem não participou amanhã, 07 de Outubro, tem mais um Founders Day em Jundiaí/SP.

 Lizard of Koz

Dados Técnicos:

Cerveja: Lizard of Koz
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,5%
País de origem: EUA
Embalagem: on tap
Nota: 4,50

A cerveja se apresenta negra, opaca, completamente fechada com espuma levemente avermelhada, persistente e cremosa.

No aroma encontramos uma riqueza de notas, com percepção de chocolate amargo, baunilha destacada, frutas vermelhas muito provavelmente que são do mirtilo, além de uma suave torra e notas de cappuccino. Em segundo plano temos uma suave acidez seguida pela percepção de café fresco e cacau.

Ao provarmos vemos que a Lizard of Koz é uma cerveja de corpo alto e carbonatação média, enquanto que no paladar vemos notas licorosas evidentes com percepção de chocolate, cereja e framboesa, acompanhada de amargor baixo e acidez mediana que ocupa o paladar, que remete a lembrança de bolo floresta negra. Em segundo plano encontramos cacau, malte torrado e notas discretas de dulçor de malte.

O aftertaste apresenta acidez de frutas vermelhas, dulçor com percepção de baunilha e notas alcoólicas destacadas, acompanhadas por notas de cereja, chocolate ao leite e cappuccino.

A Lizard of Koz é uma cerveja muito aromática, licorosa e com notas de chocolate, cereja e acidez presente e equilibrada.

Como a Lizard of Koz é uma cerveja licorosa e com notas destacadas de frutas vermelhas e chocolate, vamos nos aproveitar destas notas para trazer uma harmonização por semelhança.

Minha sugestão é harmonizar com uma fatia generosa de bolo floresta negra, assim realçamos as notas de chocolate e cerejas tanto do bolo quanto para cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 comentários para “Boa Cerveja-Feira #188…. Lizard of Koz

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      Vale a pena provar, eu achei uma breja bem acima da média.

      E o La Maison tem sempre 15 torneiras de chopp disponíveis, além das opções da geladeira… e o cardápio de lanches também é MUITO bom…

      Quando vierem para estes lados avisam, faço questão de ciceronear vocês pela cidade.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Preciso experimentar essa cerveja pra tirar minhas conclusões, porque de um lado tem gente falando muito bem e do outro algumas pessoas que realmente não gostaram dela, como o Flávio Yokooji.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      O Flávio comentou comigo mesmo que não havia gostado, que sentiu uma pegada de ‘artifical’ nesta breja. Eu não senti desta maneira, notei as notas mais acidas bem inseridas e o toque de mirtilo, que para mim lembrou framboesa e um pouco de cereja.

      Para mim foi uma ótima experiência, mas não sei o quanto ser ‘on tap’ pode ter influenciado.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*