Nesta semana as festividades do dia de São Patrício estão a todo vapor e para não ficar atrás vamos provar um dos inúmeros Chopp Verdes que foram servidos, no nosso caso, uma Burgman Lager servida no La Maison de la Bierre.
Esta festividade comemora o dia de falecimento do santo mais famoso da Irlanda, São Patricio, e é comemora atualmente com cerveja, música, leprechauns e a cor verde. Não vou me alongar tanto a respeito da história dele, vou deixar isso para ser coberto pela coluna de curiosidades e nerdices escrita pelo Luquita.
Mas uma coisa me chamou a atenção nesta festividade, um prospero e influente homem de negócios irlandês chamado James O’Maha transformou o St Patrick Day em feriado nacional em 1903, até esta data era somente uma comemoração religiosa, e mais tarde ele mesmo criou uma lei que proibia todos os pubs de fecharem suas portas no dia 18 de março, permitindo que a festa pudesse continuar por mais um dia inteiro. Essa é uma participação política que eu respeito.
Sobre Burgman Lager, o estilo informado pela cervejaria é o Euro Lager e nas pesquisas que fiz não encontrei este estilo no BJCP. Mas em outros sites eles indicam que se trata de uma Munich Helles, mas sem a necessidade da inclusão de lúpulos alemães e sem qualquer adição de adjuntos, como a maioria das American lagers.
Burgman Lager
Dados Técnicos:
Cerveja: Burgman Lager
Estilo: Euro Lager
Teor: 4,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: On Tap
Tirada na pressão a Burgman Lager apresenta uma espuma levemente esverdeada e cremosa, o líquido é límpido e brilhante e tem um tom de verde bandeira muito vivo.
No aroma as notas de malte são suaves e acompanhadas por algumas notas discretas de pão, o lúpulo é muito discreto e trás somente uma percepção em segundo plano das notas herbais.
Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo baixo e de ótima carbonatação, enquanto que no sabor o malte já se apresenta com mais destaque do que no aroma e com um amargor suave e bem inserido junto a refrescancia da cerveja.
No aftertaste o malte e o amargor mais herbal ganham um pouco mais de força, mais ainda se mantendo equilibrados e suaves.
Esta é uma cerveja honesta em sua proposta, refrescante, com bom drinkability e verde. E este último detalhe afeta somente o visual, e vale citar que a cerveja é produzida e embarrilhada desta forma.
Para harmonizar a Burgman Lager não podemos esquecer que estamos falando de uma cerveja para comemorar o St. Patrick Day, então é de se imaginar que você esteja entre amigos, em um pub, bar ou mesmo na rua.
Então vamos pensar em algo que seja tão informal e festivo quanto essa cerveja, e proponha uma bela porção de batatas rústicas fritas, salpicadas com lúpulo, para termos um verde no prato também.
Essa é uma harmonização cultural nossa, teremos o sabor mais salgado da batata contrastando com o malte da cerveja e a adição de lúpulo irá fazer as notas de lúpulo herbal da cerveja ganharem mais destaque.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Guzzon, achei que você harmonizaria com um X-Burgman 😀 Mas gostei do seu prato também! É boa a festa no La Maison de la Bierre?
Grande Anselmo!
Rsrsrs… X-Burgman foi ótima!
Estava bem legal, cheguei tarde, umas 21:00 e estava bem cheio para uma terça feira. Rock ao vivo, e chopp em dobro a noite inteira. Eles tem mandado bem sempre que fazem algum evento, terá um no próximo dia 28, mas vai bater no mesmo dia do Pint with the Queen, e estou achando que vou no Pint.
Abç
Guzzon
Boa Guzzon, eu tava apostando que vc iria mandar uma Guinness mas ficou muito bom o review de um chopp verde!
Grande Luquita.
Eu tinha pensado mesmo em pegar uma Guiness ou uma outra irlandesa, mas vi que a quantidade de chopp verde neste feriado estava presente em quase todos os lugares.
E até para provar que nem todo chopp verde é “batizado” no bar.. rsrs… neste caso todo o trabalho foi feito pela cervejaria, e pelo resultado, imagino que eles tomaram o cuidado de garantir que a única alteração no chopp fosse a cor, e vou falar, fica bonito esse verde no chopp!
Abç
Guzzon