Esta semana vamos acertar os ponteiros e falar de uma American Amber Ale que trás a classe inglesa e a inovação americana, a Broken Dial.
Esta é mais uma cerveja produzida pela Harviestoun, e assim como a The Ridge que falamos algumas semanas atrás, esta cerveja faz uma mescla entre as bases dos estilos americano e inglês.
E esta é mais uma cerveja da Harviestoun que comprova que a cervejaria tem um esmero e uma preocupação com a qualidade e com a experiência dos seus clientes. E quando se prova essa cerveja, a vontade é realmente quebrar os ponteiros, como o nome indica, para que o tempo não passe e você possa aproveitar mais a experiência.
Broken Dial
Dados Técnicos:
Cerveja: Broken Dial
Estilo: Amber Ale
Teor: 4,5 %
País de origem: Escócia
Embalagem: 330 ml
Ao servir encontramos um líquido âmbar escuro, como esperado para o estilo, com espuma branca, consistente e duradoura.
O aroma é pautado pelo cítrico, com notas florais e de limão e com sutis notas de caramelo em segundo plano.
Quanto provamos a Broken Dial encontramos uma cerveja de corpo médio-baixo e boa carbonatação, enquanto que no sabor temos inicialmente as notas de malte e caramelo em destaque porem logo temos as crescentes notas de lúpulos cítricos e florais ocupando todo o paladar e trazendo junto um amargor pungente e agradável.
No aftertaste o amargor se mantêm juntamente com as notas cítricas e florais.
Encontramos na Broken Dial uma cerveja agradável e refrescante onde o final seco, amargo e cítrico é um convite a um novo gole.
Para a harmonização vamos optar por algo que destaque as notas cítricas, que são o toque de diferenciação que esta cerveja trás.
Então proponho um lanche de calabresa fresca na chapa com queijo prato, servido no pão frances. Faremos as notas cítricas darem ainda mais destaque para o sabor da calabresa e as demais notas de malte e o amargor completarem a presença do queijo prato.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Guzzon vc é o maior degustador desta marca que eu conheço, eu nem ao menos vejo tantas por ai e vc sempre tem alguma novidade. Parabéns, muito bom!
Grande Luquita!
Dentre meus estilos predilentos, vários são ingleses, então acaba indo mais para este lado. E como disse para o Anselmo e para o Daniel, as brejas que provei desta marca não tem me decepcionado, então enquanto continuar assim, vou apostando nela!
Abç
Guzzon
Excelente descrição. Ficou muito bonita no copo também. A ” Cervejaria do Rato” faz ótimas cervejas e essa aí eu não conhecia. Sanduíche de calabresa será minha escolha da noite!
Grande Anselmo
A Harviestoun é uma cervejaria que ainda não me decepcionou, até agora todas as brejas que provei deles são no minimo acima da média…. algumas muito acima.
E as vezes não precisa “gourmetizar” tanto para harmonizar… rsrsrs…. muitas vezes a simplicidade é o suficiente para se ter uma boa harmonização.
Abç
Guzzon
Fala Guzzon!
Como sempre o estômago faz barulho na hora que leio tua coluna, 6a de manhã… vixxx
Tomei essas duas Harviestoun pelo HNB também e lembro que eram boas, mas confesso que precisaria provar com mais calma, pois não fizeram um impacto tão grande em mim.
De qualquer forma são boas cervejas e beberia de novo facilmente.
E esse lanche de calabresa é pra matar… bom demais!
Abraço
Grande Daniel!
Eu meio parcial com as brejas da Harviestoun… depois da Olah Dub fiquei um vendido… rsrssr
Oque mais que agradou foi o toque de lúpulos americanos nesta amber e o amargor um pouco mais alto, achei muito agradável… mas eu sempre foco nas qualidades da cerveja, e se eu provo uma que não me agrada, acabo não escrevendo sobre a breja.
E esse lanche é muito bom… simples de fazer e sempre agrada, dá para fazer na grelha da churrasqueira também, mas é melhor usar um queijo que não derreta tanto, como o provolone neste caso.
Abç
Guzzon