Boa Cerveja-Feira…. com 3 Monts

Esta semana vamos buscar na terra dos vinhos e champanhes uma cerveja que também poderia ficar em uma adega, a 3 Monts.

A 3 monts é uma cerveja produzida pela francesa Brasserie St Sylvestre, que fica localizada na região nordeste da França, próxima a região belga de Flandres. A cervejaria existe desde aproximadamente 1600, porem seu funcionamento não foi continuo desde sua inauguração devido a disputas e conflitos que ocorreram na região.

O nome da cerveja é uma referencia a geografia local, indicando os três morros do norte da França, monte Noir do lado belga e monte Cassel  e monte des Cats do lado francês.

Por se tratar de uma Bieré de Garde a 3 Monts pode ser armazenada por mais de um ano antes de ser consumida. No meu caso, não quis esperar tanto tempo, ainda mais sabendo que a cerveja já é maturada por 3 meses antes de ser envasada.

3 Monts

Dados Técnicos:

2015.10.02 3 MontsCerveja: 3 Monts
Estilo: Bieré de Garde
Teor: 8,5%
País de origem: França
Embalagem: 330 ml

Ao servirmos a 3 Monts vemos um líquido amarelo claro, cristalino, com espuma branca, densa e de boa formação.

No aroma encontramos a presença suave do malte, frutas amarelas e um leve condimentado, enquanto que em segundo plano encontramos as notas alcoólicas.

Quando provamos vemos que a 3 Monts é uma cerveja de corpo e carbonatação medianos, enquanto que no paladar encontramos o equilíbrio entre o dulçor do malte e as notas frutadas, um amargor baixo se forma em segundo plano juntamente com notas levemente condimentadas que remetem a pimenta branca.

No aftertaste as notas frutadas surgem de maneira mais proeminente em conjunto com o malte, o amargor é reduzido e as notas condimentadas se mantêm presentes e trazem um final seco.

A 3 Monts é uma cerveja leve para sua graduação alcoólica, com aroma suave e equilibrado e paladar pautado pelas notas de malte e frutas amarelas.

Para a harmonização vamos buscar a inspiração no país de origem da 3 Monts.

Eu sugiro harmonizar com um croissant de catupiry. O croissant é leve para não sobrepor os sabores da cerveja, enquanto que as notas de malte, frutado e condimentos irão realçar o sabor do catupiry. E os 8,5% de teor alcoólico da cerveja irão limpar o paladar da gordura do croissant antes do novo gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon