Boa Cerveja-Feira #424… Faia

Uma das primeiras coisas que pensei antes de escrever esta coluna foi que eu precisava de uma stout ou uma porter com chocolate, para tematizar a semana de páscoa. Mas refletindo um pouco sobre o tema, sempre que amarramos um determinado estilo a uma festividade fechamos algumas portas, deixamos de experimentar, testar e arriscar. Assim como na harmonização alguns pares são famosos, mas isso não pode ser uma barreira para arriscar novas combinações ou trazer um estilo pouco usual para uma determinada festividade.


Faia

FaiaDados Técnicos:

Cerveja: Faia
Estilo: Saison
Teor: 4,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja amarelo palha, levemente opaca e com espuma branca, de ótima formação e longa duração.

Aroma: No aroma encontramos notas de frutas amarelas e frutas de caroço como pêssego, manga e damasco. Em segundo plano temos ainda a percepção herbal, leve terroso e notas rústicas discretas além de uma leve presença de pão e condimentos.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas que remetem a pêssego e damasco, leve adstringência e notas terrosas discretas. Em segundo plano suave herbal e condimentos leves.

Aftertaste: O aftertaste é suave e elegante, mantendo as notas frutadas em equilíbrio com a suave presença fenólica e com final seco e adstringente.

Harmonização: A cerveja apresenta aromas destacadas, mas no paladar entrega um conjunto delicado por conta disto devemos buscar uma harmonização que não sobrepuje a cerveja. Minha sugestão é harmonizarmos com uma burrata, as notas frutadas da cerveja irão atuar em conjunto com o sabor suave da burrata e a carbonatação limpará o palato.

Prost!

Fabrizio Guzzon