Nada melhor do que uma Stout para abrir os trabalhos em um St Patrick Day e as opções são várias, partir para um clássico pint de Guinness e filmar a espuma, escolher uma das tantas Imperial ou Pastry Stouts no mercado e compartilhar com os amigos ou buscar um rótulo entre estes dois extremos. Eu optei por uma American Stout com um conceito tropical, adicionando fruta, centeio e sal. Nada disto é gritante, pelo contrário cria um pano de fundo na qual a American Stout se insere de maneira a se aproveitar destas notas no decorrer da experiência degustativa.
E se eu mergulhar no mar
Dados Técnicos:
Cerveja: E se eu mergulhar no mar
Estilo: Stout
Teor: 6,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75
Aparência: líquido preto, fechado e com espuma densa e cremosa em tom bege, com ótima formação e persistência.
Aroma: Notas de café, tosta e leve torrefação, em segundo plano pão preto, leve frutado e uma leve presença condimentada.
Paladar: Corpo e carbonatação médios. No paladar notas de tosta, café expresso e pão preto, um toque aveludado ao paladar e com um segundo plano com toffe, e um leve salgado muito discreto.
Aftertaste: No aftertaste notas de café, tosta e cacau, leve presença de caramelo salgado bem ao final que termina seco e limpo.
Harmonização: Para esta harmonização, vamos sair do padrão e misturar duas bebidas. Vamos indicar usar este rótulo para fazer o drink Irish Bomb, aproveitando o conceito de St Patrick Day vamos turbinar a cerveja.
Prost!
Fabrizio Guzzon