Esta semana iremos navegar pela versatilidade das cervejas e provar um estilo que se espelhou em outra bebida para criar sua identidade, com a Sparkling.
Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Blondine de Jundiai/SP, que está no mercado cervejeiro desde 2010 e tem nos brindado com ótimos rótulos.
Na indicação desta semana irei falar do seriado “Umbrella Academy” da Netflix.
Mesmo tendo um verniz de seriado de heróis, este é somente um atrativo. A real trama do seriado está na relação familiar entre os personagens, as personalidades complexas e a reconstrução de laços. A primeira temporada faz a apresentação dos personagens, construí as relações e avança na trama.
A segunda temporada me pareceu melhor amarrada, se aproveitando de tudo que foi criado na primeira temporada. Mas não esperem um seriado de ação, ele é muito mais próximo de um drama com pitadas de ação.
Sparkling
Dados Técnicos:
Cerveja: Sparkling
Estilo: Brut IPA
Teor: 7,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75
Cerveja dourada, brilhante e cristalina. E espuma se forma densa, com bolhas médias e com a presença de um leve perlage.
Os aromas são delicados e trazem notas de vinho branco, pêssegos e maça verde. Em segundo plano suaves notas de malte, cítrico e herbal.
Ao provarmos a Sparkling temos uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas vinificas com clara percepção de vinho branco próximas ao sauvignon, agregando notas de pêssego, maça e grapefruit com um amargor herbal bastante agradável e marcante.
No aftertaste o amargor se torna mais presente e bastante persistente, aliado a um final muito seco e composto por notas herbais e com um suave cítrico.
A Sparkling é uma Brut IPA bastante agradável. Os aromas se apresentam de forma elegante, enquanto que o paladar traz uma pujança maior e apresenta suas notas de maneira intensa e o aftertaste seco deixa somente as notas mais marcantes e pedindo um novo gole.
Para a harmonização poderíamos buscar os pratos que combinam com IPA, mas como temos uma Brut IPA que traz um perfil sensorial distinto, podemos abrir nosso leque de opções.
Minha sugestão é harmonizarmos com costelinhas de tambaqui empanadas. Apesar de termos as notas de pêssego e herbal trabalhando junto com o sabor da carne, o conceito desta harmonização é contrastarmos a untuosidade da carne com a carbonatação da cerveja e deixarmos os sabores ainda mais evidentes.
Prost!
Fabrizio Guzzon