Esta semana iremos sentir a maresia na praia de areia dura mais famosa do litoral paulista, com a Ever Kings
Este rótulo é produzido com base em uma parceria entre a cervejaria Everbrew e a hamburgueria Seven Kings, ambas de Santos.
Para quem não sabe, e acho isso muito difícil, a hamburgueria Seven kings é do Fernando Russel, a.k.a. Tucano. Conhecido por participar do podcast nerdcast, pelo canal de culinária Maravilhosa Cozinha de Jack e pelo programa 45 do Beercast.
Porém, para quem é patrono deve conhecer o Tucano de outros lugares. Em 12 dezembro de 2015 o Beercast realizou um evento com a cerveja própria, a Genius Lemondrop, e com um lanche do Tucano.
Além disso visitamos com os patronos a hamburgueria do Tucano em 18 de agosto de 2018, onde aproveitamos para conhecer a Tabeerna Caiçara.
Ever Kings
Dados Técnicos:
Cerveja: Ever Kings
Estilo: New England IPA
Teor: 8,1%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75
Ao servirmos a Ever Kings vemos uma cerveja de um amarelo intenso e completamente opaca. A espuma se forma branca e bastante persistente.
O aroma arrebata o primeiro plano com notas frutadas tropicais com manga, pêssego e suave presença de abacaxi. Em segundo plano encontramos malte, leve herbal e resinoso.
Ao provarmos a Ever Kings temos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos um forte frutado com manga, pêssego, leve percepção de pera e ameixa amarela. No segundo plano encontramos o malte, leve resinoso e herbal com amargor bastante suave.
O aftertaste mantem o frutado em evidência, com final com amargor pouco mais elevado. Mas a cerveja finaliza limpa no paladar, sem deixar qualquer rastro além de uma leve reminiscência herbal.
A Ever Kings é uma cerveja com notas frutadas muito evidentes tanto no aroma quanto no paladar. A cerveja apresenta uma experiência sensorial com um crescente de aroma e sabores tão intensa quanto a redução ao final, trazendo um paladar limpo memorável.
Para a harmonização podemos pensar em uma série de fatores, mas irei optar por uma harmonização conceitual.
Minha sugestão é harmonizar com o Camemburguer, uma receita autoral do Tucano. A proposta aqui é aproveitar todas as notas frutadas da cerveja para acrescentar ao sabor do queijo enquanto que o álcool contrasta com a untuosidade do queijo.
Prost!
Fabrizio Guzzon