Esta semana vamos acompanhar os lançamentos do mercado com a Cadillac Ranch.
A Cadillac Ranch é produzida pela Bersi Bier, uma cervejaria ainda jovem de Jundiaí, em verdade a cervejaria tem sua fundação neste ano de 2016 e a cerveja foi lançada na última terça feira (02/08/2016) e mesmo não podendo participar do evento de lançamento que ocorreu no EAP recebi um exemplar de cada uma das cervejas lançadas, esta que vamos falar hoje que é uma American Pale Ale, e para os curiosos a outra cerveja lançada é a Volúpia, uma Belgian Strong Gold Ale.
O fundador da Bersi Bier é o Daniel Bersi, que fez os cursos de Sommelier e Tecnologia Cervejeira pela Instituto da Cerveja e antes mesmo disso já era um cervejeiro caseiro, que apostou no sonho da cervejaria cigana e produziu duas de suas receitas que eram inicialmente caseiras na Blondine.
Uma curiosidade é que a Cadillac Ranch para manter o frescor do aroma foi engarrafada sem pasteurização e desde seu envaze é mantida refrigerada para entregar um produto o mais próximo da receita original, tanto que no EAP haviam somente garrafas refrigeradas, mesmo para quem gostaria de levar para casa.
Cadillac Ranch
Cerveja: Cadillac Ranch
Estilo: American Pale Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,00
Ao servirmos a Cadillac Ranch encontramos uma cerveja dourada, levemente opaca com espuma branca bastante duradoura e com boa formação.
Quando partimos para a percepção do aroma vemos a cerveja nos apresenta um aroma cítrico com notas de maracujá, grapefruit e lima, em segundo plano temos uma suave percepção floral e notas de malte.
Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no paladar a Cadillac Ranch apresenta um sabor inicial com equilíbrio entre o dulçor do malte e as notas cítricas e o amargo mediano do lúpulo, sendo acompanhados em segundo plano pelo toque cítrico de lima e maracujá também vindo dos lúpulo.
No aftertaste as notas cítricas e o frescor ganham destaque juntamente com o aumento da percepção do amargor e finaliza o gole de maneira refrescante e seca.
A Cadillac Ranch é uma cerveja saborosa com notas de lúpulo e aromas muito frescos e que seguem para a percepção no paladar da mesma forma.
Para a harmonização vamos buscar a origem do nome desta cerveja, que é um local na rota 66 nos EUA e um dos melhores restaurantes da rota é o “The Ariston Cafe” e um dos pratos servidos que serviria muito bem para harmonizar com esta cerveja é o Steak Lamia.
O Steak Lamia é um filé grelhado coberto com queijo provel (uma mistura de suíço, cheddar e provolone), cogumelos e cebolas grelhadas. Deixamos as notas e o amargor cítrico destacarem as notas mais salgadas do queijo, enquanto que o toque do malte busca semelhança com o filé grelhado.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Grande Guzzon,
Olha ai não sabia que era de Jundiaí, parece interessante mesmo, do jeito que uma APA deve ser.
Abraços
Grande Luquita
Sim, a breja é bem feita e esta dentro do estilo sem se perder nas siglas e entregar algo diferente.
Pelo que vi o Daniel Bersi teve muito cuidado na produção para que o lote fosse o mais próximo da receita de panela dele.
Abç
Guzzon
Grande Guzzon!
Me parece ser muito interessante essa cerveja, tomara que o pessoal daqui consiga trazê-la.
Gostei mesmo foi da harmonização, com um toque de dica de viagem também. Quem sabe um dia não me animo a fazer a rota 66 e paro nesse restaurante aí. Parece ser muito bom esse prato.
Valeu!
Grande Daniel!
Por ser uma cervejaria nova, adaptando a receita de panela para uma de grande porte foi uma surpresa muito bem vinda… o aroma ficou trouxe muito frescor e o sabor ficou muito bom. Dá para ver o empenho do Daniel Bersi nesta cerveja.
E a dica de harmonização foi para dar o toque por conta do nome da cerveja, que é literalmente um rancho de cadilacs enterrados que fica na rota 66.
Abç
Guzzon