Boa Cerveja-Feira #553… Cafezin

Normalmente eu falo a respeito das cervejas, cervejarias, estilos e afins, porém hoje irei tratar de um outro aspecto do ritual de beber cerveja, que se trata do copo usado. Quando pensamos em degustar uma cerveja também podemos pensar onde ela será servida, copos de boca estreita para reter os aromas ou copos de boca mais aberta para o caso de aromas de volatilizam com maior facilidade, baixos e largos para aumentar área de contato ou longos para gerar turbilhonamento. Para esta cerveja irei colocar a academicidade de lado para trazer um copo americano, daqueles que tomamos um café coado pela manhã para combinar com as características da cerveja.


Cafezin

CafezinDados Técnicos:

Cerveja: Cafezin
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Vienna Lager
Teor: 6,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em um belo tom cobre e com leve opacidade. A espuma se forma em tom branco com boa formação e longa persistência.

Aroma: No aroma somos arrebatados por uma presença intensa de café fresco, simplesmente delicioso. Em segundo plano temos uma presença discreta do malte e grãos.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos notas destacadas de café verde, café recém coado. Em segundo plano encontramos um suave dulçor de malte, grãos e leve amargor com notas de café.

Aftertaste: No aftertaste a percepção café é reduzida e dá espaço para um maior protagonismo para a percepção de malte, suave dulçor equilibrado por um leve amargor de café.

Harmonização: Para a harmonização vamos manter o conceito estético da cerveja e trazer uma larga fatia de queijo meia cura. Vamos partir do principio da simplicidade e remeter ao café da tarde onde fazemos o mesmo com o café recém coado.

Prost!

Fabrizio Guzzon