Oktoberfest, a história! – Parte 1

A Oktoberfest é considerada a maior festa popular e, sem dúvida, cervejeira do mundo! Sozinha representa mais que o dobro de consumo da cerveja na Alemanha e se Munique fosse considerada como uma localidade independente seria o país com maior consumo per capita.

Oktoberfest

Vou aproveitar que estamos bem no meio das festividades da Oktoberfest, que já se finalizou na Alemanha mas está só começando aqui no Brasil, e contar um pouco da história e curiosidades envolvendo essa mega-festa. Irei falar sobre versões da história e alguns “símbolos” tradicionais envolvidos na festança, como as Leder-Hosen (calças de couro).

A cerveja do estilo Oktoberfest também é chamada de Märzen e possui uma ligação direta do nome com o evento. Produzida originalmente na primavera europeia, em março (März) que é o fim da temporada cervejeira, era então armazenada a frio em cavernas com gelo durante o verão para ser consumida no Outono.

BierO estilo Märzen nasceu através de Gabriel Sedlmayr e gerou a variação da Oktoberfest bier, sua inspiração para criar a cerveja veio das cervejas do estilo Vienna, criada em 1841 por Anton Dreher.

A história da Oktoberfest está ligada ao casamento do príncipe Ludwig I da Baviera com a princesa Tereza da Saxônia em 1810. O casamento ocorreu junto com as festividades da colheita e por este motivo o povo resolveu fazer uma festa ainda maior, que acabou se repetindo anualmente.

O local escolhido para a celebração ficou conhecido como o Theresienwiese (Campos de Tereza), inicialmente a cerveja não fazia parte da festa e somente em 1818 foi introduzida pela primeira vez. Muitos anos depois surgiram as primeiras tendas cervejeiras, onde o povo se reúne para tomar a bebida de uma cervejaria.Tendas

A festa que tem o nome de Outubro se inicia em Setembro na Alemanha, pois em 1872 os organizadores anteciparam o festival para aproveitar as noites mais longas e quentes do mês e assim ela finaliza sempre no primeiro domingo de Outubro.

OktoberfestA Oktoberfest deixou de realizar-se 24 vezes por causa da peste e de guerras onde a região da Baviera ou a Alemanha esteve envolvido.

A cerveja principal inicialmente era outra, passou a ser a Märzen e atualmente é uma versão de Helles. As seis maiores cervejarias locais participam da festa e seus mestre-cervejeiros iniciam a festa.

O’zapftO primeiro barril de madeira na Oktoberfest deve ser aberto, exatamente ao meio dia, engatando-se uma torneira própria dando se apenas 1 marretada perfeita, essa função fica a cargo do prefeito da cidade e que se não for bem executada pode manchar a carreira do próprio.