Conheci o Pedro Serighelli através do Mário Coppini da Bier Hoff. O Pedro é designer formado pela UTFPR, cervejeiro caseiro desde 2011, sommelier de cervejas pela Universidade Positivo/Mestre-Cervejeiro e o responsável pela criação do rótulo da famosa Jerimoon. Ele vai contar pra gente como foi a criação do rótulo dessa já famosa Pumpkin Ale e de quebra descrever o trabalho que desenvolveu em família para a cerveja caseira dos Irmãos Canalha.
Jerimoon
A
Bier Hoff já tinha a receita da Pumpkin Ale pronta desde 2012, planejando o lançamento para o Halloween daquele ano. No entanto, o registro no MAPA estava demorando muito para sair devido a entraves burocráticos, principalmente por causa das especiarias usadas na receita.Eu entrei na Bier Hoff no início de 2013, já com a necessidade de criar o rótulo desta cerveja, porém sem definição de quando seria efetivamente lançada em garrafa. Inicialmente ela se chamaria apenas
“Bier Hoff Pumpkin Ale”, porém junto com a pessoa responsável pelo Marketing na época,
Gisele Lopes, entendemos que era necessário fazer mais barulho para lançar esta cerveja então inédita (acredito que esta foi a primeira pumpkin ale registrada no MAPA no Brasil) e dar-lhe um nome com mais personalidade. Então bolamos um concurso cultural para definir o nome –
pumpkin.bierhoff.com.br – que contou com mais de 400 sugestões e posteriormente foi julgada por uma banca de jurados, incluindo especialistas em cerveja e naming. A seleção final, dentre 5 nomes finalistas, foi feita por todos nós internamente, na cervejaria.
![Jerimoon, o nome escolhido no concurso.](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Jerimoon_001.jpg)
Jerimoon, o nome escolhido no concurso.
Não houve briefing vindo da cervejaria para o rótulo. Para iniciar o projeto, criei o briefing e eu mesmo respondi as perguntas de acordo com a minha visão para a comunicação visual e posicionamento daquela cerveja, apenas aprovando junto aos proprietários. A necessidade do cliente era basicamente fazer o lançamento da nova cerveja estourar e ter um rótulo chamativo nas prateleiras. Segui a metodologia clássica de design: pesquisa, geração de alternativas, seleção de alternativas, protótipos, arte-final e produção.
![Rascunhos para Jerimoon](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Jerimoon_0021.jpg)
Rascunhos para Jerimoon
Como eu era o responsável pela comunicação da cervejaria, as decisões foram tomadas por mim e a diretoria ia aprovando e sugerindo eventuais alterações. Mas foi relativamente tranquilo, sem muitos percalços.
Busquei dar ênfase principalmente na cor. Lembro de ter ficado impressionado com a cor das abóboras caramelizadas quando as vi pela primeira vez, prontas para entrarem na tina de mosturação. Na hora percebi que deveria ser um elemento focal do rótulo.
![Várias versões para o rótulo.](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Jerimoon_003.jpg)
Várias versões para o rótulo.
![Versão final!](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Jerimoon_004.jpg)
Versão final!
Considerei importante também fazer alguma referência direta às abóboras, visto que é um ingrediente pouco usual em cervejas aqui no Brasil. Aproveitei o nome escolhido, Jerimoon (misturando “gerimum”, nome popular da abóbora, com “moon”, “lua” em inglês), e até mesmo a associação com o halloween, para ilustrar as abóboras sob o luar.
Além disso, no início do projeto, fazendo pesquisas de imagens e montando o painel semântico, percebi uma característica chamativa da aboboreira, que é a curvatura da sua folhagem. Aproveitei este elemento, que já estaria presente na ilustração, para incorporá-lo ao lettering do nome da cerveja, estendendo-se aos arabescos decorativos que “emoldura” todos os elementos. Uma outra característica legal deste rótulo é que aplicamos um verniz localizado especial que brilha na luz negra.
Acredito que o resultado final tenha agradado aos consumidores, e que o rótulo da Jerimoon tenha impulsionado as vendas da cerveja.
Irmãos Canalha e a Bomber IPA!
Eu fazia cerveja com o meu irmão desde 2011 – agora estou parado pois ele está montando a cervejaria com mais dois sócios. Sempre foi uma brincadeira, mas como muitos caseiros, tinha aquela vontade de profissionalizar um dia.Demos o nome de Irmãos Canalha pra cervejaria e a ideia sempre foi fazer uma coisa mais irreverente. Isso se transpassou para as cervejas que fazíamos com mais frequência (uma IPA, uma Tripel, uma Stout, uma Weissbier e uma Vienna). Cada uma tinha um nome brincalhão, entre elas a Bomber IPA. No começo fizemos rótulos para ficar mais legal ao presentear amigos e começar a divulgar aos poucos as cervejas – e claro, por que eu sou designer heheh.Nunca houve briefing, a coisa foi acontecendo organicamente. Brincando durante uma brassagem, definimos o nome, e logo comecei a ter ideias para o rótulo. Escolhemos a ideia de um avião jogando barris de chopp numa galera fazendo churrasco, como se fossem bombas.
![Primeiro rótulo, estudo e garrafa da Bomber IPA.](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/bomber_001.jpg)
Primeiro rótulo, estudo e garrafa da Bomber IPA.
A primeira versão era bem tosca, mas o pessoal sempre gostou. À medida que a receita foi se aprimorando e a ideia de montar a cervejaria se tornando realidade, viu-se a necessidade de deixar o rótulo com uma cara mais profissional, mas sem perder o espírito da coisa.
Então defini o formato de todos os rótulos da cervejaria. Com a Bomber IPA inicialmente pensamos em fazer um arsenal com metralhadora de lúpulo e barris de chopp explosivos, porém acabamos voltando pro avião jogando bombas de chopp.
![Rascunhos do arsenal de guerra!](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/bomber_002.jpg)
Rascunhos do arsenal de guerra!
![Versões e rótulo final.](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/bomber_003.jpg)
Versões e rótulo final.
O resultado é um rótulo que mantém a alma brincalhona que sempre tivemos, com uma execução mais cuidadosa e com maior qualidade. Hoje a fábrica está quase pronta e assim que estiver finalizada os registros das cervejas serão solicitados.
![](https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2015/05/bomber_004.jpg)
A Bomba!
Pedro Serighelli
Designer gráfico freelancer focado no setor cervejeiro e, atualmente, responsável pela área de Comunicação e Marketing da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com.
Eu vi esse vídeo com a degustação da cerveja e achei bem legal! Pode contribuir muito para difundir a cultura cervejeira.
https://confrariahavana.com.br/jerimoon-bier-hoff/
Ele também fez os novos rótulos do Mário Coppini?
Não Luquita, agora trabalha na franquia Mestre Cervejeiro.com.
Anselmo,
Muito bacana esse artigo sobre a ilustração da Jerimoon, e mais bacana ainda a história da Bomber IPA. É um conceito muito parecido com a Apache da Bier Hoff.
Enquanto um trabalha com um bombardeiro, o outro com o helicoptero.
Um artigo sobre as novas ilustrações da Bier Hoff seria bem legal.
Abç
Guzzon
Obrigado Guzzon. Já conversei com o Coppinni sobre os novos rótulos da Bier Hoff. A ideia é publicar algo sobre eles também. Abs!
Ae! Tava com saudade dessa coluna, Anselmo!
Muito legal o processo de criação dos rótulos. Ver os rascunhos, as inspirações, o que cada coisa significa.
Dá pra se inspirar nessas histórias.
Foi Pedro que criou os rótulos das novas Bier Hoff também? Ficaram muito legais.
Valeu!
E aí Daniel? É difícil conseguir o tempo dos designers para que mandem todo o material que eu fico pedindo, rs. Mas conforme dá, a coluna sobre rótulos vai aparecendo por aqui. Os novos da Bier Hoff não foram feitos pelo Pedro, estou tentando descobrir de quem são as criações. Valeu pelo comentário!