Esta semana vamos trajar nossa camiseta verde do “Mais Lúpulo Por Favor“, sentar e bater um papo com o Seu Patricio regado a Montana Red.
Para comemorar o St Patrick Day deste ano resolvi abrir uma Red Ale, mas não uma Irish como seria o esperado e sim uma American Red Ale feita por uma das cervejarias inglesas mais reconhecidas que temos a Fuller’s.
O conceito da Montana Red foi usar como inspiração o estado de Montana nos Estados Unidos, com suas grandes planícies a leste e as montanhas rochosas a oeste e usar esta variedade visual nas características sensoriais da cerveja e dar a ela esta mesma amplitude.
A Fuller’s surgiu em 1845 quando John Bird Fuller herdou de seu pai uma sociedade em uma cervejaria, atuando desde o inicio para tomar as rédeas e colocar esta cervejaria para funcionar corretamente, para isso convidou para a sociedade dois amigos que o ajudavam a colocar suas idéias em prática, Henry Smith e John Turner, dando inicio a conhecida Fuller, Smith & Turner.
Caso vocês ainda não estejam familiarizados com a origem histórica do St Patrick Day, que chegou no Brasil a poucos anos, aconselho ler minha coluna de 2015 sobre o Chopp Verde da Burgman e a coluna do Luquita sobre os costumes, simbologia e origem desta festividade.
Montana Red
Cerveja: Montana Red
Estilo: American Red Ale
Teor: 4,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75
Cerveja vermelha, brilhante em tom rubi, translúcida e límpida, com espuma levemente avermelhada com boa formação, mas duração breve.
O aroma trás notas de lúpulo com percepção cítrica e terrosa, acompanhado de maneira equilibrada pelas notas de malte e caramelo.
Ao provarmos a Montana Red vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, enquanto que o paladar trás o dulçor do malte em primeiro plano com notas de caramelo e um toffe bastante discreto e em segundo plano um amargor agradável com toque lupulado e percepção de torra mediana que equilibram o dulçor do malte.
No aftertaste a percepção de torra mediana e o amargor do lúpulo ganham mais destaque assim como o toque terroso do lúpulo que segue com uma persistência agradável e final seco.
A Montana Red é uma cerveja leve, mas com características marcantes e um final no paladar que sintetiza tudo que se trata uma Red Ale.
Para a harmonização vamos seguir este espírito festivo do St Patrick’s Day e buscar algo típico, não para nós mas para os irlandeses que comemoram este dia a muito mais tempo.
Minha sugestão é harmonizar a Montana Red com uma Sheperd’s Pie, uma torta de carne com purê de batatas gratinada. A intenção é agregar as notas do malte e dos lúpulos ao sabor da carne, salientando a percepção do malte e o toque terroso da cerveja.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fala Guzzon!
Demorei mas apareci.
Que interessante uma cervejaria inglesa fazendo uma releitura americana. É o fechamento do ciclo, né? Muito curioso o “influenciado” passando a ser o “influenciador”, no caso as escolas americana e inglesa.
Abraço!
Grande Daniel,
Eu vejo isso como um ciclo, não dá para negar a influência e peso da escola americana então é de se esperar que as demais escolas comecem a beber desta fonte em suas receitas, fazendo releituras e versões.
Neste caso achei a releitura do estilo muito bem feita, equilibrado e entregando uma cerveja com aroma e paladar muito consistente.
Abç
Guzzon
Grand Guzzon e que post globalizado… comemorando o St. Patrick’s Day com um estilo irlandês adaptado ao gosto americano feito por uma cervejaria inglesa, e degustado aqui no Brasil. Rs…
De fato também fiquei com vontade de experimentar, parece bastante boa.
Abraços
Grande Luquita!
Globalizando o post! rsrsrs
Eu cheguei a procurar uma Irish Red raiz para o dia, mas quando encontrei esta mudei de ideia e aproveitei para provar, e não me arrependi.
Por sinal, esta semana o La Maison engatou esta cerveja no chopp deles… vou provar no tap para ver se muda algo.
Abç
Guzzon
Guzzon, cheguei a colocar no carrinho da Cerveja Store essa cerveja e acabei mudando pra outra. Com sua descrição agora fiquei mais empolgado. Gostei também bastante da nova pegada gráfica do rótulo, os ingleses estão inovando. Abs!
Grande Anselmo,
A cerveja é uma Red Ale muito boa, a cor dela é fantástica… e o sabor de malte, caramelo com final amargo e levemente tostado valem a pena.
E o rótulo foge bastante do padrão da Fullers, que são mais sóbrios e praticamente somente com o nome da cerveja. Eles colocam as montanhas rochosas de forma estilizada ao fundo, ficou bem legal.
Abç
Guzzon