Boa Cerveja-Feira…. com Montana Red

Esta semana vamos trajar nossa camiseta verde do “Mais Lúpulo Por Favor“, sentar e bater um papo com o Seu Patricio regado a Montana Red.

Para comemorar o St Patrick Day deste ano resolvi abrir uma Red Ale, mas não uma Irish como seria o esperado e sim uma American Red Ale feita por uma das cervejarias inglesas mais reconhecidas que temos a Fuller’s.

O conceito da Montana Red foi usar como inspiração o estado de Montana nos Estados Unidos, com suas grandes planícies a leste e as montanhas rochosas a oeste e usar esta variedade visual nas características sensoriais da cerveja e dar a ela esta mesma amplitude.

A Fuller’s surgiu em 1845 quando John Bird Fuller herdou de seu pai uma sociedade em uma cervejaria, atuando desde o inicio para tomar as rédeas e colocar esta cervejaria para funcionar corretamente, para isso convidou para a sociedade dois amigos que o ajudavam a colocar suas idéias em prática, Henry Smith e John Turner, dando inicio a conhecida Fuller, Smith & Turner.

Caso vocês ainda não estejam familiarizados com a origem histórica do St Patrick Day, que chegou no Brasil a poucos anos, aconselho ler minha coluna de 2015 sobre o Chopp Verde da Burgman e a coluna do Luquita sobre os costumes, simbologia e origem desta festividade.

Montana Red

Dados Técnicos:

Cerveja: Montana Red
Estilo: American Red Ale
Teor: 4,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

Cerveja vermelha, brilhante em tom rubi, translúcida e límpida, com espuma levemente avermelhada com boa formação, mas duração breve.

O aroma trás notas de lúpulo com percepção cítrica e terrosa, acompanhado de maneira equilibrada pelas notas de malte e caramelo.

Ao provarmos a Montana Red vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, enquanto que o paladar trás o dulçor do malte em primeiro plano com notas de caramelo e um toffe bastante discreto e em segundo plano um amargor agradável com toque lupulado e percepção de torra mediana que equilibram o dulçor do malte.

No aftertaste a percepção de torra mediana e o amargor do lúpulo ganham mais destaque assim como o toque terroso do lúpulo que segue com uma persistência agradável e final seco.

A Montana Red é uma cerveja leve, mas com características marcantes e um final no paladar que sintetiza tudo que se trata uma Red Ale.

Para a harmonização vamos seguir este espírito festivo do St Patrick’s Day e buscar algo típico, não para nós mas para os irlandeses que comemoram este dia a muito mais tempo.

Minha sugestão é harmonizar a Montana Red com uma Sheperd’s Pie, uma torta de carne com purê de batatas gratinada. A intenção é agregar as notas do malte e dos lúpulos ao sabor da carne, salientando a percepção do malte e o toque terroso da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon