Se tem algo que eu falo com frequência nos meus artigos é como as cervejas defumadas me atraem. Talvez tenha um componente emocional por ser algo que surgiu no inicio da minha caminhada nesta estrada cervejeira, talvez seja pela proximidade que traz dos churrascos. Mas é fato que encontrei ótimas cervejas durante este percurso e minha surpresa vem justamente daquelas que utilizam a defumação como adicional a um estilo diferente das rauchbiers, como é o caso da Brumas e diversas outras.
Brumas
Cerveja: Brumas
Cervejaria: ZalaZ
Estilo: Doppelbock
Teor: 9,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,50
Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, bastante opaca. Espuma em tom bege claro com boa formação e baixa persistência.
Aroma: No aroma encontramos as notas de malte, caramelo e o toque defumado e em segundo plano temos um suave frescor herbal, que surge ao final que revela o uso do eucalipto e agrega uma caraterística inesperada ao perfil da cerveja.
Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos as notas de caramelo, toffe e suave presença de açúcar queimado agregando um amargor discreto são acompanhadas por um toque de madeira e defumado que trás maior profundidade a cerveja. Em segundo plano a percepção de pão australiano e o frescor das notas de eucalipto suavizam a cerveja.
Aftertaste: O aftertaste traz um equilíbrio impecável entre dulçor, amargor, defumado e frescor herbal. Um fechamento limpo e sensacional para a cerveja.
Harmonização: A harmonização foi realizada com risoto de funghi seco e um corte de miolo de alcatra, usamos a tosta da cerveja para contrastar com o toque salgado do prato resultando em uma maior proeminência dos sabores amadeirados e defumados da cerveja e trazendo para primeiro plano o terroso do risoto.
Prost!
Fabrizio Guzzon