Quando pensamos em cerveja mais leves e refrescantes existe um fator que pesa sobre estas cervejas, que é a idade. Para levar as cervejas mais longe é necessário refrigeração se forem não pasteurizadas ou pasteurização para os casos onde não é possível o transporte refrigerado, neste segundo caso já temos uma ação sobre a cerveja. Mesmo nos casos de transporte refrigerado temos o local de armazenamento e a qualidade do armazenamento nos bares. Uma vantagem de se provar as cervejas produzidas localmente e muito frescas é que temos a chance de evitar os riscos citados acima, este é o caso da cerveja desta semana.
Sour Manga
Dados Técnicos:
Cerveja: Sour Manga
Cervejaria: Thanks Brewing
Estilo: Catharina Sour
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50
Aparência: Cerveja amarelo palha, translucida e com espuma branca de ótima formação e persistência.
Aroma: Aroma frutado com presença de manga. Em segundo plano notas acéticas e leves notas de pão.
Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos um equilíbrio entre o frutado da manga e a acidez de notas acéticas, criando um conjunto delicado e refrescante.
Aftertaste: O aftertaste reforça a acidez e apresenta leve adstringência, trazendo um final seco que abre as portas para um novo gole.
Harmonização: Minha sugestão de harmonização para esta cerveja é um prato da casa. Sugiro a “Mará”, uma sobremesa feita com cocada cremosa e calda de maracujá. A proposta será contrastar o dulçor da sobremesa com a acidez da cerveja de dar protagonismo para todas as notas frutadas.
Prost!
Fabrizio Guzzon