Visitando o aquário de Ubatuba/SP me deparei com este rótulo feito pela CBB em parceria com o local, lançado poucos meses atrás, e seguindo um padrão desta cervejaria: criar rótulos que além de nos conscientizar a respeito da biodiversidade e sua importância tem parte de seu lucro revertido para instituições que atuam diretamente neste campo, como o próprio Aquário de Ubatuba e o projeto Tamar com o rótulo Tartaruga de Pente. Adicionalmente vale frisar que os pinguins do aquário de Ubatuba serão os astros do filme “The Pinguin and the Fisherman” uma produção “brasuca-gringuito” que deve ser lançada em 2024, com Jean Reno e Adriana Barraza.
Pinguim de Magalhães
Dados Técnicos:
Cerveja: Pinguim de Magalhães
Cervejaria: Cia de Brassagem Brasil
Estilo: Witbier
Teor: 5,1%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500ml
Nota: 4,25
Aparência: Cerveja amarelo palha, opaca e com espuma branca de boa formação e ótima persistência.
Aroma: No aroma temos um fino equilíbrio entre as notas de condimentadas de semente de coentro e o cítrico com notas de laranja. Em segundo plano presença discreta de casca de pão e frutado.
Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de semente de coentro são logo notadas, seguidas pelas notas frutadas de laranja e pitanga. Em segundo plano um cítrico muito discreto e leve presença de malte.
Aftertaste: No aftertaste a percepção frutada da laranja Bahia ganha ainda mais destaque se mantendo persistente por um longo período.
Harmonização: Aproveitando o fato que adquirimos este rótulo do aquário de Ubatuba, vamos aproveitar nossa proximidade com o mar e com frutos do mar frescos e harmonizar com uma porção de camarão alho e óleo. Vamos evitar empanar o camarão para manter o sabor do crustáceo o mais presente possível e a cerveja fará o papel de incrementar as notas condimentadas, frutadas e cítricas ao paladar.
Prost!
Fabrizio Guzzon