Neste rótulo da série CHEF da cervejaria sigilo total iremos provar uma Italian Pilsner e busquei informações do estilo no perfil da cervejaria. A Italian Pilsner original foi inventada em 1996, pelo cervejeiro italiano Agostino Arioli, uma das diferenças é o aroma e sabor de lúpulo floral, ainda mais destacado que nas versões alemãs. Isso é fruto do Dry-Hopping. Outro destaque da cerveja italiana é uma nota frutada suave que lembra frutas brancas, como uvas verdes ou pera.
Gil na Batida dos Tomates
Cerveja: Gil na Batida dos Tomates
Estilo: Italian Pilsner
Teor: 5,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75
Aparência: Cerveja amarela clara, completamente cristalina e brilhante. Espuma com ótima formação e persistência.
Aroma: No aroma notas florais e uma presença discreta de notas cítricas e frutadas. Em segundo plano encontramos a presença de grãos e percepção de casca de pão.
Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas bastante delicadas em primeiro plano trazendo cítrico que remete a lima e frutado de frutas brancas. Em segundo plano encontramos um amargor mediano pautado por notas herbais bastante agradável.
Aftertaste: O aftertaste retoma um equilíbrio delicado de sabores trazendo uma percepção floral equilibrada com as notas cítricas e uma leve presença de biscoitos. O final traz um amargor discreto porem persistente.
Harmonização: Para a harmonização iremos nos apoiar na temática da cerveja que homenageia o Chef Gil Guimarães é iremos propor que a harmonização seja feita com uma pizza napolitana, uma de suas especialidades. Temos as notas florais e cítricas que irão salientar ainda mais os sabores da pizza e seus ingredientes.
Prost!
Fabrizio Guzzon