Boa Cerveja-Feira #464… Old Ale da Fazenda

Esta semana, ao escolher a Old Ale da Fazenda tive a surpresa de assim que abri a garrafa ver a espuma subir as alturas, mesmo a garrafa estando refrigerada e em repouso a meses. Este momento pode servir de alegoria para nos lembrar que mesmo nos cenários que consideramos controlados podem haver surpresas. Felizmente no meu caso, apesar do susto inicial, foi possível salvar boa parte da garrafa.


Old Ale da Fazenda

Old Ale da FazendaDados Técnicos:

Cerveja: Old Ale da Fazenda
Estilo: Old Ale
Teor: 7,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,25

 


Aparência: cerveja castanha e opaca. No meu caso a garrafa apresentou refermentação e espumou muito quando abriu, então a espuma se apresentou excessiva apesar da boa persistência.

Aroma: No aroma encontramos notas de frutas secas, toffe e leve herbal

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos acidez média, notas de frutas secas, baixo dulçor que remete a caramelo e suave percepção de alcaçuz. Em segundo plano notas selvagens e acéticas discretas e leve presença de torrefação.

Aftertaste: O aftertaste se apresenta com notas mais delicadas, trazendo a acidez selvagem como pano de fundo para notas de castanhas, frutas secas, cacau e um agradável dulçor de mosto finalizando com leve adstringência.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é pancetta na brasa. Vamos agregar todas as notas de castanhas, frutas secas e cacau ao sabor da pancetta, a força alcoólica da cerveja irá ajudar a limpar o palato.

Prost!

Fabrizio Guzzon