No período de final de ano ainda vemos muitas pessoas trazendo estilos mais alcoólicos a mesa, como se este período fosse obrigatoriamente propenso a bebidas alcoólicas e comidas pesadas. Na contramão deste senso a Zalaz apresentou uma Gose como cerveja de final de ano, trazendo um estilo com álcool menos evidente mas com a acidez, complexidade e refrescância em primeiro plano, fazendo jus ao clima deste período do ano.
Sal e Terra
Dados Técnicos:
Cerveja: Sal e Terra
Estilo: Gose
Teor: 6,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75
Aparência: Cerveja em tom amarelo palhas, totalmente cristalina. Espuma baixa e pouco persistente.
Aroma: No aroma percepção acética em primeiro plano, trazendo junto aromas frutados de frutas amarelas e frutas de caroço como nectarina e jambo. Em segundo plano uma presença bastante discreta de notas condimentadas.
Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez pungente acompanhada por suaves notas cítricas, frutas amarelas e ao final uma discreta presença salgada.
Aftertaste: No aftertaste temos um perfil delicado com acidez média, notas frutadas breves e um final seco, limpo e com residual salgado e ácido.
Harmonização: Seguindo o conceito de festivo do final ano vou sugerir uma harmonização que possa acompanhar este clima. Proponho harmonizarmos com tomates cerejas confitados em cama de catupiry, iremos ressaltar o umami do tomate e limpar o paladar da untuosidade do queijo com a carbonatação, deixando somente o sabor presente.
Prost!
Fabrizio Guzzon