Minha primeira experiência com o estilo Gose foi com a alemã Geisterzug e foi uma daquelas experiências que te surpreendem, o estilo é singular. Com a Gose bem Picante tive uma sensação semelhante, talvez por não acreditar no nome da cerveja, mas temos um exemplar com o uso da pimenta muito bem realizado. A ardência é presente e persistente, diria que no limite do exagero, chegando a lembrar a sensação da Habanero sculpin.
Gose bem Picante
Dados Técnicos:
Cerveja: Gose bem Picante
Estilo: Gose
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,50
Aparência: Cerveja levemente opaca, tom amarelo com leve nuances cobre. Espuma com duração breve e boa formação.
Aroma: Aromas cítricos em primeiro plano, trazendo a presença do limão. Em segundo plano temos um conjunto de notas herbais muito agradável, alecrim, pimenta preta, pimenta branca e capim limão.
Paladar: Cerveja de corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar a percepção das pimentas ocupa todo o primeiro plano, uma ardência alta inesperada. Em segundo plano encontramos notas levemente cítricas, notas condimentadas de alecrim presentes e um leve salgado.
Aftertaste: Mantemos o protagonismo da picância no aftertaste, aliada com uma leve refrescância oriunda do limão e com breve percepção das notas de pimentas pretas e vermelhas ao final.
Harmonização: Esta Gose traz uma ardência alta aliada a notas condimentadas, minha sugestão é harmonizarmos com uma focaccia com alecrim e mozarela de búfala. Iremos usar a mozarela para contrastar a ardência e deixar as notas de alecrim, pimenta e limão ganharem ainda mais destaque.
Prost!
Fabrizio Guzzon