O uso de técnicas e insumos fora do padrão normalmente produzem cervejas que se destacam em seus estilos. A cervejaria Quatro Graus ao usar farinha de uvas bordô na composição desta Triple NEIPA conseguiu trazer singularidade ao rótulo e uma experiência nova. A presença de notas de vinho e uvas, aliada as notas de frutas tropicais e resinoso esperado da NEIPA criam uma cerveja que consegue se destacar dentre as demais em seu estilo.
In The Struggle For Life
Dados Técnicos:
Cerveja: In The Struggle For Life
Estilo: Triple NEIPA
Teor: 13,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75
Aparência: Líquido bordô, bastante opaco. Com boa formação de espuma, porem com baixa persistência.
Aroma: Notas resinosas em primeiro plano acompanhadas por um leve tanino e presença de frutas amarelas, em segundo plano a presença de notas herbais.
Paladar: Corpo alto e carbonatação médio baixa. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas que remetem a frutas amarelas, notas tropicais mas trazendo em segundo plano a percepção uvas escuras e tanino. O amargor começa discreto mas logo ganha potência no paladar.
Aftertaste: o aftertaste se inicia com uma leve adstringência herbal e notas cítricas, mas logo evolui para uma percepção de uvas escuras e notas resinosas que ganham protagonismo juntamente com o aquecimento alcoólico.
Harmonização: Saindo um pouco das opções padrão que uma NEIPA nos oferece, minha sugestão é harmonizarmos com um cheesecake de frutas, preferencialmente frutas amarelas. A cerveja tem potência alcoólica para lidar com a untuosidade do prato e deixamos as frutas presentes na sobremesa darem destaque as notas frutadas da cerveja.
Prost!
Fabrizio Guzzon