Boa Cerveja-Feira #372… Finito Scoth Ale

Existem cervejas que escolhemos por curiosidade, outras por predileção ao estilo, e outras por indicação. A Scoth Ale da linha finito é um caso de indicação, uma unanimidade dentre todos que eu conheço e que provaram esta criação da cervejaria Duas Cabeças.

Esta cerveja traz um conjunto de características que pessoalmente me agradam muito, um estilo fora do hype e executado com maestria e uma complexidade de aromas e sabores, mas mantendo o equilíbrio para que cada camada possa ser apreciada adequadamente. Faço coro a todos os outros que provaram este rótulo, é uma das melhores cervejas que provei este ano.


Finito Scoth Ale

Finito Scoth AleDados Técnicos:

Cerveja: Finito Scoth Ale
Estilo: Scoth Ale
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, fechada e opaca. A espuma tem ótima formação, com bolhas pequenas e média duração mantendo uma fina camada sobre o líquido mesmo após desvanecer.

Aroma: O malte é o ator principal nesta cerveja, notas de caramelo, toffe, leve percepção de grãos tostados e biscoitos. Em segundo plano, após a cerveja aquecer um pouco ainda temos notas suaves de defumado e pão australiano.

Paladar: Corpo alto e sedoso e carbonatação médio baixa. Enquanto que no paladar temos as percepções de tosta, biscoitos e toffe em primeiro plano. As notas de caramelo, casca de pão e um leve amargor surge em segundo plano, acompanhando por uma suave percepção defumada bastante discreta.

Aftertaste: As notas de tosta ganham destaque, trazendo as percepções de pão australiano, açúcar queimado e biscoitos frescos para o primeiro plano. O fechamento traz percepção de amargor de tosta e um final seco.

Harmonização: Para uma cerveja como esta, na minha opinião devemos trazer algo que destaque tudo que a cerveja tem a oferecer. Minha sugestão é harmonizarmos com tapas de rosbife, pois queremos destacar as notas defumadas e tostadas da cerveja sem brigar com qualquer outra característica da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon