Boa Cerveja-Feira #333… Lohn Red Ale
Esta semana iremos parar para relaxar e provar uma cerveja que remonta um estilo clássico, trazendo um pouco da tradição irlandesa para nossa mesa, com a Lohn Red Ale.
Esta cerveja é produzida pela catarinense Lohn, buscando trazer para o cenário nacional a tradição de um estilo clássico na Irlanda.
E como indicação de quadrinhos deste mês vou ficar com a obra nacional “Independência ou Mortos”. Esta HQ foi produzida pelo conglomerado Nerdcast, escrita por Fabio Yabu (sob o pseudônimo de Abu Fobiya) e ilustrada por Harald Stricker.
O enredo traz um cenário histórico da estada de Dom Pedro II no Brasil, mas com a presença de zumbis. E colocando Dom Pedro II como uma figura praticamente heroica, mas ainda assim usando algumas referências da realidade histórica.
Lohn Red Ale
Dados Técnicos:
Cerveja: Lohn Red Ale
Estilo: Red Ale
Teor: 4,4 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,5
Cerveja completamente vermelha, cristalina e brilhante. Espuma consistente e duradoura, se agarrando a lateral do copo.
As primeiras impressões do aroma trazem notas de tosta suave, leve caramelo, herbal e um defumado bastante discreto. Em segundo plano encontramos notas de malte que remetem a casca de pão tostado, toffe e biscoitos.
Ao provarmos a Lohn Red Ale encontramos uma cerveja de corpo leve e carbonatação média alta. Enquanto que no paladar somos apresentados a notas de tosta, toffe, grãos e suave herbal. O segundo plano se apresenta tão rico quando o primeiro plano e agrega notas defumadas, herbais e terrosas.
O aftertaste é suave e com notas herbais mais delicadas que equilibram as notas de toffe, malte caramelizado e biscoitos, terminando seca e com um leve amargor que agrega herbal e tosta.
A Lohn Red Ale é uma cerveja que busca o cerne do estilo e o faz de maneira muito competente. Todas as notas esperadas estão presentes e com percepções claras, um final muito agradável e que abre espaço para um próximo gole. Fato que torna uma garrafa de 600ml uma medida ótima para beber.
Para a harmonização da Lohn Red Ale devemos ter em vista que apesar de apresentar notas de tosta, defumado e toffe, todas estas notas são equilibradas e suaves. Então devemos ter em vista a potência do prato que iremos escolher.
Minha sugestão é harmonizarmos com bruschetta de pão australiano com lascas de linguiça curada e tomate confit. Vamos destacar as notas de malte e toffe com base no sabor de mel do pão australiano e reduzir a intensidade salgada com da linguiça com a tosta, destacando seu sabor.
Prost!
Fabrizio Guzzon