Boa Cerveja-Feira #235…. Medieval

Esta semana vamos vestir nossa cota de malha, empunhar nossa montante e voltar alguns séculos com a Medieval.

Esta cerveja é produção da cervejaria Backer, localizada em Minas Gerais. A cervejaria também é conhecida pelas suas linhas 3 Lobos e  Las Mafiosas, que trouxe ótimas cervejas ao mercado.

Esta cerveja é uma influência direta do mestre cervejeiro Paulo Schiavetto, que se formou pela Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 1995. E já tinha participado de outras iniciativas bastante famosas de cervejas de estilo belga que surgiram no mercado nacional.

Este empenho e o objetivo de produzir uma cerveja em estilo belga renderam três premios para a Medieval. Em 2012 (South Beer Cup), em 2013 (Chile Beer Cup) e em 2015 (Copa Cervezas da América).

Medieval

Medieval Belgian Blond AleDados Técnicos:

Cerveja: Medieval
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor: 6,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

A Medieval se apresenta em tom dourado escuro, com nuances âmbar, totalmente cristalina e brilhante. A espuma apresenta bolhas pequenas, porem a duração é breve.

O aroma tem inicio frutado, com percepção de damasco e ameixas, seguido pelas notas ne malte e suave percepção de pão. Em segundo plano encontramos notas condimentadas de pimenta branca e leve floral.

Ao provarmos a Medieval vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas condimentadas e o frutado surgem em primeiro plano, acompanhadas de forma discreta pelas notas de malte. Em segundo plano encontramos percepção floral e o fermento que traz notas de biscoito doce.

O aftertaste apresenta frutado agradável e se dissipa deixando espaço para percepção de condimentos e leve floral.

A medieval é uma cerveja com todas as notas esperadas para uma Blond Ale Belga, com final trazendo especiarias, frutado e suave floral.

Para a harmonização planejei destacar as notas condimentadas e frutadas desta cerveja.

Minha opção foi preparar um peito de frango marinado na páprica defumada e gengibre ao molho de grapefruit. As especiarias usadas para marinar o frango destacam ainda mais as notas de especiarias da cerveja, enquanto que o molho de grapefruit, levemente amargo, salienta as notas frutadas da cerveja e reduz levemente o dulçor.

Frango com Grapefruit paprica gengibre Medieval

Prost!

Fabrizio Guzzon