Boa Cerveja-Feira #230…. Monk’s Cafe

By | 27 de julho de 2018

Esta semana vamos trazer algo novo e algo velho dentro da mesma garrafa, com a Monk’s Cafe.

A Monk’s Cafe é produzida pela cervejaria belga Van Stennberge, uma cervejaria que esta atuando desde 1784. Além da cerveja de hoje esta cervejaria também é responsável por rótulos conhecidos como Gulden Draak e Piraat.

Esta cerveja é formada por um blend de safras mais novas e safras mai velhas, conferindo um certo equilíbrio a cerveja.

Uma curiosidade a respeito do nome da cerveja que descobri é que existem dois bares com esta nome. Enquanto um é real na Filadélfia, que possui um contato próximo com a cervejaria. O outro é o bar do seriado Seinfeld, o lugar onde eles sempre se encontram para conversar e tomar café.

Monk’s Cafe

Monk's CafeDados Técnicos:

Cerveja: Monk’s Cafe
Estilo: Flanders Oud Bruin
Teor: 5,5%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,25

A Monk’s Cafe se apresenta em tom castanho escuro, com reflexos rubi. A espuma deixa um pouco a desejar, bolhas maiores que o esperado e persistencia baixa.

Aroma vinificado, acético com toque balsâmico em primeiro plano. Enquanto que em segundo plano encontramos a percepção de frutas vermelhas como cerejas e framboesas acompanhado por um  suave dulçor.

Ao provarmos podemos notar que a Monk’s Cafe tem corpo baixo e média carbonatação. Já o paladar apresenta leve acético, com percepção balsâmica agradável e suave. Notas frutadas de cereja e framboesa destacadas e acompanhadas por suave dulçor frutado e com notas de malte.

Aftertaste frutado e muito refrescante. Notas de cereja e suave presença de vinagre balsâmico e notas vinificadas.

A Monk’s Cafe é uma cerveja vinificada e com suave toque balsâmico. O azedo se apresenta suave, bem pontuado e muito bem acompanhado pelas notas frutadas de cereja.

Para a harmonização vamos usar as notas clássicas de uma Oud Bruin que a Monk’s Cafe apresenta, mas sem esquecer que estas notas são inseridas nesta cerveja de maneira mais suave que outros exemplares.

Minha sugestão para esta harmonização é uma panna cotta com calda de frutas vermelhas. O toque azedo e vinificado que a cerveja apresenta é perfeito para contrastar com o dulçor da panna cotta, enquanto que realça os sabores da calda.

Prost!

Fabrizio Guzzon

One thought on “Boa Cerveja-Feira #230…. Monk’s Cafe

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Tomei essa cerveja faz pouco tempo. Gostei bastante também.

    Não sabia que ela é da mesma cervejaria da Gulden Draak. Legal =)

    Abraço!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*