O design de RANDY MOSHER: Cervejas da Colorado e Naked Rabbit

Entrevista e tradução: Anselmo Mendo e Marisa Moriguchi.

Randy Mosher

Hoje inauguramos aqui no Beercast mais um espaço de informação sobre o mundo cervejeiro. Esta nova seção vai de encontro a nossa intenção de tratar assuntos cervejeiros de uma forma ampla e descontraída, e o universo do design de rótulos e embalagens se encaixa perfeitamente nesse objetivo. Começamos em grande estilo, com uma entrevista com um dos mais importantes designers do mundo: o americano Randy Mosher. Além de cervejeiro, residente em Chicago, autor de livros como Radical Brewing e Tasting Beer, o designer criou rótulos e identidades visuais para uma infinidade de cervejarias, entre elas a brasileira Colorado, de Marcelo Carneiro, de Ribeirão Preto. Randy foi muito simpático e solicito respondendo a nós perguntas a respeito desse trabalho brasileiro (em especial sobre a cerveja Vixnu e a Guanabara)  além da criação para uma receita colaborativa entre sua cervejaria, a 5 Rabbit, e outra norueguesa.

Últimos trabalhos de Randy Mosher


Randy, qual foi o briefing para o trabalho que o senhor desenvolveu para a Colorado?

Bem, o Marcelo entrou em contato comigo em 2006 e queria que eu fizesse alguma coisa no estilo de um “autêntico rótulo de cerveja artesanal americana” para sua cervejaria, que estava mudando de um brewpub para o modelo de produção naquela época. Eu tenho coletado muitas imagens de rótulos antigos de cerveja e fiquei impressionado com a vitalidade e independência dos brasileiros do início do século 20. Então mostrei alguns para ele e propus que usássemos esse material histórico como ponto de partida, mas também os tornando mais modernos em alguns aspectos, e foi isso que perseguimos. Uma vez que tivéssemos uma ideia clara, era apenas uma questão de encontrar a execução correta. Passamos um bom tempo no Urso da Colorado e acabamos optando por um urso-de-óculos sul-americano, por razões óbvias. Queríamos que ele tivesse um olhar um pouco mais amigável, mas também um tanto ameaçador – não era pra ser um ursinho de pelúcia. Então, fizemos a boca aberta e dentes aparecendo.

"Algumas das primeiras artes para os rótulos da Colorado e o Urso mostrado como rascunho a lápis, foram executadas nos primeiros estágios de desenvolvimento."

“Algumas das primeiras artes para os rótulos da Colorado e o Urso mostrado como rascunho a lápis, foram executadas nos primeiros estágios de desenvolvimento.”

 

Rótulo da Vixnu feito por Randy Mosher

Nós já havíamos criado vários rótulos para outras cervejas da Colorado antes de fazer o da Vixnu, por isso era uma questão de encontrar a imagem certa. Cervejas lupuladas muitas vezes são identificadas por tons de verde, por isso levamos isso em conta para um esquema de cores. A Colorado Indica já havia estabelecido um tema indiano com um Taj Mahal, por isso era apenas uma extensão lógica para continuar com essa ideia. Eu pensei que seria divertido representar o Urso da Colorado como um deus indiano com muitos braços, e Vishnu é geralmente descrito como tendo quatro braços. Tentamos algumas cores para ele, mas o marrom parecia a melhor.

Rótulo Guanabara feito por Randy Mosher

A cerveja Guanabara também tem uma história interessante, não é mesmo?

A Colorado Guanabara foi desenvolvida como versão americana para a Ithaca Imperial Stout.  O nome Ithaca foi criado um pouco como uma piada interna pelo Marcelo, fazendo graça a longa jornada e dificuldade que tiveram, pois o nome pensado inicialmente, “Vintage”, foi aprovado e depois desaprovado pelo Ministério da Agricultura. Nós pensamos em algo que fizesse sentido na América do Norte, mas que também fosse icônico e representasse o Brasil, então a imagem do Rio e o nome Guanabara foram escolhidos e executados.

Quais as dificuldades que o senhor encontrou no desenvolvimento dos projetos e o que o levou a solução gráfica tomada?

Não foram muitas dificuldades, como o Marcelo tinha uma boa ideia do que eles são e do que a marca representa, foi mais fácil chegarmos às soluções que funcionariam para a Colorado. Claro que as cervejarias têm dificuldades com a burocracia no Brasil como em qualquer outro lugar. Aprovações são muito, muito demoradas e as decisões às vezes parecem ser arbitrárias. Os governos frequentemente inibem inovações e o desenvolvimento de pequenos negócios (inclusive com tributações injustas), mas a esperança é que isso mude à medida que as pessoas se tornem mais conscientes e exijam menos interferências que não sirvam aos propósitos do consumidor.

Tecnicamente, como as criações foram executadas?

Uma vez que o direcionamento está decidido, eu frequentemente uso rascunhos a lápis que serão escaneados e limpos no computador. Estes são em preto e branco porque cores são altamente causadoras de emoção e distração neste estágio inicial. Em algum momento, começo a construir a arte no computador. Eu continuo utilizando um programa fora de moda chamado Freehand, porque ele é muito mais rápido e fácil de usar do que o Adobe Illustrator. Geralmente acontecem algumas idas e vindas e então a arte é convertida para o Illustrator e depois impressa.

rotulo_naked


Imagino que esse processo seja semelhante em outros trabalhos. Como aconteceu no caso do rótulo para a cerveja Naked Rabbit?

logo_5_rabbit

Está cerveja é uma colaboração entre a cervejaria norueguesa Nøgne Ø  e a nossa 5 Rabbit Cervejaria, da qual sou sócio e diretor criativo. A 5 Rabbit começou em 2012 a fabricação moderna de cervejas artesanais , de inspiração latina, em Chicago. Esta foi nossa primeira cerveja colaborativa e tivemos muita sorte de conseguir trabalhar com Kjetil Jikuin da Nøgne Ø, a primeira e mais importante cervejaria artesanal norueguesa. O nome deles significa “ilha pelada”, então nós apenas combinamos os dois nomes e chegamos a Naked Rabbit. Eu pensei que seria divertido ter um coelho expondo-se , mas é claro que era importante fazer isso de um jeito que ficasse engraçado e de bom gosto. O personagem do coelho, particularmente no folclore latino, significa ser inteligente e mais esperto que seus adversários. Então nós procuramos fazê-lo parecer sagaz e brilhante. A tipografia segue temas já estabelecidos com diversos rótulos criados anteriormente.

 

Muito obrigado Mr. Randy!